Desinfeção de locais públicos vão começar no Médio Tejo

ilustracao-imagem-covid-19

O Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, reunido por vídeo conferência na passada sexta-feira, dia 20 de março, analisou e centrou a sessão de trabalho na Pandemia - COVID 19, que está a assolar o país.

Dessa reunião, resulta um pedido de reforço e de apelo à população do Médio Tejo para que cumpra todas as orientações decorrentes da DGS – Direção Geral da Saúde, adotando medidas e recomendações, que levem a uma menor propagação do vírus.

Na reunião, foi também abordado o tema da desinfeção de locais públicos. Um trabalho que irá ser operacionalizado e desenvolvido no decorrer desta semana em todos os concelhos do Médio Tejo.

Os Municípios irão efetuar trabalhos de limpeza e desinfeção em todos os locais afetos à esfera municipal (sedes de concelho e freguesias) de modo a minimizar o nível de risco de propagação da doença.

Os treze autarcas do Médio Tejo estão coordenados e unidos no combate a este flagelo. Estão conscientes do risco atual e, neste sentido, estão mobilizados para o desenvolvimento de campanhas de sensibilização, para implementar medidas de prevenção adequadas. O objetivo é facilitar a articulação e a ligação aos serviços de saúde para assegurar uma resposta coordenada com outras instituições, sempre na perspetiva do bem-estar dos cidadãos.

A exemplo deste trabalho de coordenação, resulta o apoio, aprovado no último Conselho Intermunicipal, de cerca de 50 mil euros, para alojar 60 profissionais de saúde, que virão prestar cuidados nas três unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo – Abrantes, Tomar e Torres Novas.

Esta terça-feira, dia 24 de março, o Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo volta a reunir extraordinariamente, por videoconferência, de modo a fazer um ponto de situação desta pandemia e com o objetivo de encetar novas medidas que mitiguem o aumento do número de casos por COVID – 19.

 

Leia aqui as indicações da Direção Geral da Saúde

 

Nota informativa relacionada:

https://mediotejo.pt/index.php/entrada/83-pt/comunicacao/noticias/1378-cim-do-medio-tejo-apoia-o-acolhimento-de-60-profissionais-de-saude