Torres Novas

PEDIME: “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos” um projeto inovador e único no país

IMG 0437

O projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos”, é uma das medidas do PEDIME, decorre desde o ano letivo 2016/2017, e tem sido referenciado pelos melhores motivos junto da comunidade educativa e de saúde do Médio Tejo.

Com este projeto, pretende-se avaliar a visão e audição a todas as crianças que frequentam o último ano do ensino pré-escolar, nos Jardins de Infância da rede pública dos 13 concelhos que integram a área geográfica do Médio Tejo, e encaminhar as crianças para consultas de especialidade mediante as situações sinalizadas.

No decorrer do projeto, foi utilizada a Unidade Móvel da USP-MT, que serviu de suporte às atividades do rastreio, realizadas por técnicos de optometria e audiologia contratados pela CIM do Médio Tejo, num trabalho coordenado por profissionais de saúde comunitária e que contou ainda com o apoio da Universidade da Beira Interior.

No presente ano letivo, do total de crianças matriculadas, com 5/6 anos, nos Jardins de Infância da rede pública na área geográfica do Médio Tejo à data dos rastreios, 955 foram submetidas a exames de diagnóstico, o que corresponde a 91,9% do total.

Do total de crianças rastreadas (955), foram sinalizadas 72 com alterações da visão, isto é, 7,5% das que se submeteram ao exame de diagnóstico, sendo que 66 foram encaminhadas para consulta de optometria e 6 para consulta de oftalmologia.

Fazendo a análise por concelho, verifica-se que em Alcanena, Ferreira do Zêzere, Mação, Torres Novas e Vila de Rei, foram observados valores percentuais superiores à estimativa de 10%, utilizada na programação da ação.

Relativamente à audição, no total foram sinalizadas e encaminhadas para o médico de família 183 crianças. Este valor, representa 19,2% das que se submeteram ao exame de diagnóstico, sendo a percentagem mais elevada, observada no concelho de Abrantes (26,7%) e ultrapassando o valor inicialmente estimado (25%) para este rastreio.

No arranque do projeto, Rui Calado, que era diretor responsável dos Centros de Saúde do Médio Tejo, afirmou que o projeto era “inovador, único no país” e merecedor de uma “ampla e cuidada divulgação”, pois “revelava-se de enorme utilidade” e “as crianças do Médio Tejo agradeciam”. Hoje, a atual coordenadora, a doutora Maria dos Anjos partilha da mesma opinião.

De salientar que é convicção dos responsáveis que os objetivos do projeto foram cumpridos. Os encarregados de educação e os profissionais de educação de todas as crianças sinalizadas com problemas receberam informação adequada sobre cada caso e sobre a forma de colaborarem na minimização dos efeitos dos deficits detetados.

Aos encarregados de educação foram-lhes assegurados os acessos e os meios necessários ao indispensável tratamento/ correção dos problemas de saúde identificados.

O projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de Problemas Visuais e Auditivos, do PEDIME, é desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) Municípios e Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - ACES Médio Tejo, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT),  Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e pela Universidade da Beira Interior – Faculdade de Ciências da Saúde (UBI/FCS).

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

Notícias

Prev Next

6.ª reunião extraordinária da CIM do Médio Tejo descentralizada em Alcanena

Teve lugar na manhã de hoje, dia 17 de setembro, a 6.ª reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no auditório municipal dos Paços do Concelho, em...

17-09-2020

Pisa para as Escolas marca arranque do ano letivo no Médio Tejo

O arranque do ano letivo 2020/2021 traz novidades no Médio Tejo. Chama-se PISA para as Escolas e vai ser uma realidade para os alunos da nossa região.

16-09-2020

Médio Tejo: CIM e Municípios solicitam reunião à tutela sobre a Depressão Elsa

  O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, realizado no passado dia 10 de setembro, deliberou, por unanimidade, solicitar uma reunião, com caracter de urgência, ao Secretário de Estado da...

15-09-2020

Seminário sobre fenómeno da Violência Doméstica tem inscrições abertas

É um tema atual, que urge debater para se encontrar novas soluções para uma sociedade melhor e mais humanizada.

14-09-2020

Médio Tejo: Autarcas contra redução de verbas no ensino da música e da dança

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo tomou, na última reunião deste órgão, decorrida a 10 de setembro, uma posição desfavorável quanto à redução significativa do apoio prestado ao...

11-09-2020

Rede de serviços de transporte reforçada com o arranque do ano letivo

Com o arranque do período escolar, a partir do dia 14 de setembro, próxima segunda-feira, entra, novamente, em vigor no Médio Tejo a rede de serviços essenciais de transporte, adequados...

11-09-2020

Médio Tejo: Bombeiros contam com máscaras de proteção respiratória

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de máscaras de proteção respiratória para esta fase crítica de incêndios florestais, que se encontra a decorrer no nosso país e...

07-09-2020

CIM do Médio Tejo reúne com parceiros no âmbito do Hidrogénio

Em 2018 a CIM do Médio Tejo constitui-se como região pioneira nas questões do Hidrogénio. Desde aí, tem vindo a trabalhar com um conjunto de parceiros e entidades para se...

07-09-2020

Picareto e Festa da Benção do Gado na 2.ª meia final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Tem lugar no próximo domingo, dia 30 de agosto, em Torres Novas, a 2.ª meia final do concurso das 7 Maravilhas de Cultura Popular. Será emitido em direto a partir...

26-08-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP