PADES2

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas – PADES.

O ato foi formalizado entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e as Comunidades Intermunicipais do Alentejo Central, do Cávado, da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo.

A cerimónia contou com a presença da ministra da Cultura Graça Fonseca e a representar a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, esteve a sua vice-presidente, Fernanda Asseiceira (na foto).

O Programa PADES, que pretende potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria da prestação de serviço público das bibliotecas aos cidadãos, tem como objetivo evidenciar o valor social e económico das bibliotecas públicas como lugar de socialização capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.

O projeto foi especialmente concebido para o apoio a projetos elaborados no âmbito das Redes Intermunicipais de Bibliotecas formalmente constituídas e é fruto da implementação de uma nova estratégia para as bibliotecas públicas que assenta no incentivo à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional junto das Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, procurando garantir uma maior articulação entre bibliotecas para a prestação de serviços em rede às populações.

Do trabalho em rede resulta para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso a serviços e a recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem. Assim será possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial sem prejuízo da identidade local.

Pretende-se assim promover o valor social e económico das bibliotecas, como lugar público de socialização, capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.

No Médio Tejo o PADES será, brevemente, implementado nas Bibliotecas Municipais de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sertã, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei.

PADES

Foto DR 

Artigo Relacionado:

https://mediotejo.pt/index.php/component/content/article/83-pt/comunicacao/noticias/1189-medio-tejo-bibliotecas-municipais-vao-promover-a-literacia-digital?highlight=WyJwYWRlcyJd

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP