adpata-te

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

Previsto no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Médio Tejo (PIAAC- MT), aprovado em junho de 2019, em Conselho Intermunicipal, este projeto prevê um conjunto de ações para os níveis de ensino: 1º, 2º, 3º ciclos e secundário.

Falamos de várias iniciativas a realizar durante este ano 2020.

Em concreto: prevê-se a criação e desenvolvimento de uma aplicação/jogo educacional e interativo destinado à população infantil, em idade escolar, que passa pela utilização em dispositivos móveis de uma aplicação relacionada com a problemática das alterações climáticas.

Pretende a CIM do Médio Tejo que o desenvolvimento da aplicação/jogo possa servir como uma ferramenta didática de forma a alertar as camadas mais jovens para o problema transversal das alterações climáticas. Para o sucesso da ação, a aplicação vai conter informação sobre: o cenário atual; qual o cenário para o futuro; quais as medidas de prevenção e adaptação, não descurando os riscos associados ao problema, entre outras.

Outras ações previstas no Médio Tejo Adapta-(se) dizem respeito a iniciativas de divulgação, comunicação e sensibilização.

Neste campo, e já em elaboração, estão previstos a distribuir junto da comunidade escolar diversos materiais: (brochuras, livros, folhetos, e/ou outro tipo de material equivalente com a mesma finalidade, bem como apoio nas metodologias de divulgação), e ainda apoio nos conteúdos da aplicação/jogo.

A CIM do Médio Tejo vai garantir a distribuição gratuita dos materiais por forma a cumprir os objetivos propostos, que é de fazer chegar a mensagem e o alerta ao maior número possível de alunos.

Neste projeto, pretende-se também a realização de uma exposição temporária (rotativa) a ser realizadas em escolas, de modo a serem expostas temáticas relacionadas com as alterações climáticas, sobretudo recorrendo a exemplos onde seja visível o impacto das alterações climáticas.

De salientar que todos os produtos criados e executados no âmbito desta ação serão também disponibilizados em formato digital, num site que ficará brevemente disponível.

O Médio Tejo Adapta-(se) enquadra-se na candidatura ao aviso PO SEUR - 08-2017-20 “Ações imateriais - Produção de informação e conhecimento (cartografia) e ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas”, eixo prioritário 2 “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”.

Este projeto, que compreende um investimento total de cerca de 375.150,00€ e 281.362,50€ de fundo de coesão, tem como objetivo principal a divulgação, comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas.

Os treze concelhos do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, são englobados neste projeto que tem como foco a sensibilização das crianças e jovens para um problema que urge pôr na ordem do dia.

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP