Autocarro movido a hidrogénio em circulação no Médio Tejo

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“Hoje é um dia verdadeiramente diferente! Decerto que ficará para a história o passo que demos”. Foi deste modo que o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, falou ontem, dia 13 de novembro, aos jornalistas e a todas as entidades parceiras presentes na viagem inaugural do primeiro autocarro a hidrogénio no Médio Tejo.

A Médiotejo 21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e a nossa CIM promoveram a apresentação de um autocarro, movido a hidrogénio, que circulará pelos onze concelhos da região e que servirá de transporte público regular às populações.

O veículo, denominado H2.City Gold, é do modelo H2 CAETANOBUS Toyota FC Stack Geração 2 e irá circular durante 8 meses no Médio Tejo. 

Este meio assegurará o transporte de passageiros sobretudo em circuitos urbanos, em onze concelhos do Médio Tejo, percorrendo em média, cerca de 200 km diários.

O projeto terá duas bases operacionais. Nos primeiros quatro meses de operação em Abrantes (até fevereiro de 2024) e nos últimos quatro meses do projeto em Tomar, sendo a partir destes dois concelhos que se fará a ligação aos restantes municípios da região.

No caso de Abrantes, o posto de abastecimento móvel encontra-se no Estaleiro Municipal e em Tomar, passados 4 meses, o mesmo posto ficará na Central de Camionagem.

Nesta cerimónia inaugural foi possível assistir ao funcionamento do posto de abastecimento em Abrantes e a todo o mecanismo que é utilizado para abastecer o autocarro a hidrogénio.

Na ocasião, foi referido por Ricardo Beirão, da Médiotejo 21, que o autocarro tem um consumo estimado de 6 kg de hidrogénio por 100km percorridos. As baterias, os tanques de hidrogénio e a pilha de combustível estão colocados no tejadilho, otimizando o espaço interior.

Mais acrescentou o responsável que este meio de transporte se destaca pela sua autonomia, segurança, sentido de inclusão e simplicidade de utilização, adaptando-se facilmente a qualquer ambiente urbano e contribuindo, simultaneamente, para um ambiente mais limpo e agradável.

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De salientar que a CIM Médio Tejo assegurou a comparticipação nacional do investimento, que rondou cerca de 55 mil euros de financiamento, feito este que foi enaltecido pelos parceiros do projeto.

Esta iniciativa da CIM Médio Tejo pretende demonstrar e promover a utilização de veículos movidos a hidrogénio no território, uma vez que a região reconhece o papel que o hidrogénio verde (neutro em carbono) pode desempenhar na descarbonização dos vários setores da economia, em particular dos transportes e da indústria.

O primeiro secretário executivo desta CIM, Miguel Pombeiro, lembrou a todos os presentes que a região do Médio Tejo “é a única do país que tem um aviso aberto para a produção de hidrogénio”.

“Neste momento, está um aviso aberto de perto de 10 milhões de euros, verbas provenientes do Fundo de Transição Justa, para a produção de hidrogénio verde. Se passar haver produção e consumo, o armazenamento e distribuição acabarão por surgir também na cadeia de valor”, salientou o secretário executivo.

Esta ação surge enquadrada no projeto Hy2Market, onde a MédioTejo21 se encontra e onde conta, desde o primeiro momento, com o apoio da CIM Médio Tejo, ambas responsáveis pela implementação deste projeto piloto, que visa a demonstração de um autocarro movido a hidrogénio pronto a servir a nossa região.

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