PEDIME, da CIM Médio Tejo, promove “Experimenta + Ciência” aos alunos
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- Publicado em 20-06-2023
O 3º C, da Escola EB1 Raul Lopes, em Tomar, viveu uma manhã diferente e bastante rica em conhecimentos científicos, em particular na área de Química.
A atividade intitulada “A química no mundo que nos rodeia”, decorreu no dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, no âmbito da ação "Experimenta + Ciência", do projeto PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo.
O momento foi assegurado pela professora do IPT – Instituto Politécnico de Tomar, Dina Mateus, que se fez acompanhar da aluna de Erasmus, da licenciatura em Tecnologia Química, Tayná Lameira.
Na iniciativa foi possível assistir a várias experiências com materiais reciclados e reagentes do dia a dia. Foi possível perceber: porque razão um ovo afunda em água da torneira e flutua em água salgada; a reação do vinagre com bicarbonato de sódio que faz libertar dióxido de carbono, que em certas experiências origina espuma colorida que sai fora de um copo, ou permite encher um balão sem ter de soprar; a reação da tintura de iodo com papel, que permite revelar uma mensagem secreta escrita numa folha de papel branca com recurso a uma vela também ela branca; e ainda como fazer um candeeiro de lava com água, óleo, corante alimentar e uma garrafa de sumo reciclada.
O entusiamo e a atenção às diferentes experiências foram uma constante nos cerca de 20 alunos.
Ao momento, juntou-se Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, que falou aos pequenos cientistas: “A CIM Médio Tejo e o IPT juntaram-se para vos fazer chegar outras ideias e outras formas de aprender, de forma mais diversificada”.
“Queremos que aprendam de uma forma mais divertida, gostem mais de aprender, de fazer experiências e que fiquem mais despertos para as ciências”, afirmou o secretário intermunicipal.
Na ocasião, Mónica Correia, professora do 3º C, referiu que estas ações, através do PEDIME, são “um trabalho muito gratificante para os alunos se envolverem com outro tipo de realidades e perceberem como é que podemos fazer experiências com coisas tão simples do dia a dia e tão básicas, como as coisas que temos na nossa cozinha”.
Por sua vez, Dina Mateus, diretora do mestrado em Tecnologia Química, explicou que o objetivo destes momentos, “é que os meninos despertem para a ciência, despertem a curiosidade e que aprendam fazendo, que estimulem o gosto pela química e que fiquem com alguma sensibilidade para as questões ambientais, a reutilização dos materiais, mas principalmente, para a ciência”.
“Como eles ainda estão numa faixa etária muito pequena, transmitir apenas conhecimentos através da teoria é difícil. Assim, com base nas experiências, e na colocação de questões, entendemos que é uma forma de aprender mais eficaz e proveitosa”, salientou a professora do IPT.
Por último, e a acompanhar o momento, esteve também Cristina Costa, diretora da Academia da Ciência, Arte e Património do IPT, que está a assumir a coordenação da ação “Experimenta + Ciência” entre o IPT e a CIM Médio Tejo, tendo referido que “estas atividades são extraordinárias para as crianças porque é uma oportunidade que elas têm de lidar com o conhecimento científico de uma forma lúdica e divertida, mas também com rigor, dado que são dinamizadas por especialistas nas áreas em causa”.
“Mais tarde, quando tiverem as disciplinas de Física, Química ou Biologia, vão se lembrar e perceber melhor porque é que alguns fenómenos acontecem de uma determinada maneira”, explicou a responsável, lembrando que “em termos cognitivos, as crianças apresentam uma curiosidade inata e aprendem muito mais nos primeiros anos de vida, daí a importância de lhes proporcionar esta abordagem experimental que promove a aprendizagem significativa”.
O PEDIME é cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.