Eficiência Hídrica


Projetos em desenvolvimento

Médio Tejo – Eficiência Hídrica

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Eficiência Hídrica

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo - Gestão eficiente dos recursos hídricos supramunicipal

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

No âmbito da nova estratégia para o sector do Abastecimento de Água (AA) definida pelo “PENSAAR 2020”, o nível de eficiência operacional das entidades gestoras preconiza-se por uma gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e da reabilitação dos sistemas urbanos de distribuição e adução de água, incluindo o controlo e redução de perdas, bem como garantindo a recuperação sustentável de gastos, no âmbito de uma gestão partilhada para a melhoria da eficiência hídrica e energética nos sistemas públicos de abastecimento de água.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Pretende-se induzir melhorias qualitativas nos processos de gestão e eficiência operacional de cada uma das entidades gestoras, começando por uma caracterização da situação dos recursos hídricos existentes e projetando o respetivo plano de ação (cronograma de implementação proposto ajustado de acordo com o Status Quo de cada entidade gestora, no sentido de atingir o limite máximo de 20% de água não faturada de acordo com o previsto no PENSAAR 2020).

Estas iniciativas pretendem melhorar a solução para introduzir níveis de eficiências, que num futuro próximo se traduzam numa melhoria da qualidade do serviço, assim como numa adequada acessibilidade económica para as suas populações, reduzindo os custos operacionais e meios técnicos envolvidos.

O projeto tem como objetivo principal, o fornecimento de um estudo de diagnóstico e plano de ação para uma gestão eficiente dos recursos hídricos, para os municípios de Abrantes (Serviços Municipalizados de Abrantes), Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha e Tomar, contemplando ainda um contributo para a eficiência energética nos sistemas de distribuição pública de água.

icon-AI-acoesAÇÕES

- Elaboração de Estudo de diagnóstico e plano de ação

Elaboração de Plano de ação de acordo com o diagnóstico verificado nas visitas às instalações que foram realizadas, as quais contemplaram o levantamento de dados que caracterizam o sistema de distribuição, bem como do histórico de indicadores, permitindo a caracterização de cada entidade gestora e avaliação dos recursos disponíveis e as ferramentas de gestão e controlo existentes na área técnica e comercial.

O Plano de ação focou essencialmente o Plano de investimentos, Plano de intervenção operacional e Plano de manutenção. No qual se encontram elencadas algumas medidas a implementar e respetivo esforço económico no sentido de ir ao encontro da estratégia definida pelo PENSAAR 2020 (redução das perdas de água).

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

icon-AI-timeDURAÇÃO

2016 - 2017

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

PENSAAR 2020

icon-AI-finFINANCIAMENTO

N/A

Médio Tejo – Cadastro das Infraestruturas em Baixa

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Eficiência Hídrica

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo – Cadastro das Infraestruturas em Baixa

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto enquadra-se no aviso de concurso do PO SEUR 12-2015-16 –“Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas em baixa”; Eixo prioritário 3 – “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”; Objetivo Específico – “Otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água”.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

A operação promove iniciativas integradas de modernização e articulação intermunicipal como forma de obter economias de escala e gerar massa crítica, capaz de melhorar as competências da região e fomentar a cooperação territorial face à melhor capacidade de organização e resposta municipal e partilha uniformizada de informação.

O objetivo primordial visa a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas das redes de abastecimento de água (AA) e saneamento águas residuais (SAR) existentes, promovendo iniciativas integradas de conhecimento de informação infraestrutural dos referidos sistemas, pela elaboração do seu cadastro e adequação dos serviços de administração na sua utilização e manutenção, como garante da eficaz, eficiente e sustentável gestão das infraestruturas, incrementando a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas no âmbito do ciclo urbano da água.

icon-AI-acoesAÇÕES

- Elaboração do cadastro de infraestruturas de abastecimento de água (AA) e saneamento de águas residuais (SAR), existentes nos sistemas em baixa e aquisição de software para utilização e manutenção do sistema de informação das redes.

Dotação das entidades gestoras dos sistemas em baixa de informação cadastral das redes de forma a apoiar a eficiência operacional das referidas entidades, designadamente numa gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e qualidade de serviço prestado, bem como dotação de infraestrutura aplicacional de apoio na gestão e manutenção da informação geográfica associada às redes.

- Execução de ortofotocartografia à escala 1:2 000

Dotação de imagem raster de algumas zonas urbanas do Médio Tejo onde existem infraestruturas de água e/ou saneamento não cobertas pela ortofotocartografia 1:2000 atualmente existente.

- Conetor de Integração com solução SIG, Localização de contadores e de locais de consumo.

Dotação das entidades gestoras de conetor (webservices) que possibilite a integração entre a informação constante no CRM (informação alfanumérica dos contadores – clientes) e a informação constante das aplicações de gestão das redes de AA e SAR (informação geográfica).

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

- Abastecimento de água - Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Saneamento de águas residuais - Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Ortofotocartografia à escala 1:2000 - Mação, Ourém, Sertã, Vila de Rei.

- Conetor de Integração com solução SIG - Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017 - 2019

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

- Aviso PO SEUR 12-2015-16;

- RESEUR portaria n.º57-B/2015 de 27 de fevereiro.

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Fundo de Coesão (85%)

Ficha de projeto (cofinanciamento)

 

Notícias

Prev Next

O CAMINHOS DO FERRO chega em abril para dinamizar culturalmente o Médio Tejo

De 13-15 e 20-22 de abril, o Caminhos do Ferro inaugura o programa cultural em rede - Caminhos -  deste ano, com programação gratuita a decorrer em Abrantes, Constância, Entroncamento, Mação, Tomar e...

26-03-2018

CIM do Médio Tejo reúne em Bruxelas no Parlamento Europeu e Comissão Europeia

  11 dos autarcas do Médio Tejo estão desde ontem, dia 22 de março reunidos em Bruxelas para a realização de várias reuniões no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia, com...

23-03-2018

Contrato de Financiamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais

Maria do Céu Albuquerque, Presidente da CIM do Médio Tejo assina Contrato de Financiamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais A CIM do Médio Tejo assinou ontem, dia 21 de março nas...

22-03-2018

Seminário PIAAC Médio Tejo | 13 de março | 14h30

A CIM do Médio Tejo vai promover no próximo dia 13 de março, o Seminário “ Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas – PIAAC Médio Tejo”. Este Seminário vai...

02-03-2018

CIM do Médio Tejo vai voltar a marcar presença na BTL - 2018

CIM do Médio Tejo vai voltar a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 28 de fevereiro e 4 de março, na FIL, Parque das Nações...

23-02-2018

Sessão de Divulgação Médio Tejo | Região de Hidrogénio

No seguimento de a Região do Médio Tejo ter assumido ser uma Região do Hidrogénio, no sentido de promover projetos demonstradores no âmbito do vetor Energético Hidrogénio, fundamental no futuro...

20-02-2018

Simplex+2017 – Concretização da medida Harmonização dos procedimentos nas autarquias locais

Em articulação com a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa, está a decorrer hoje, dia 15 de fevereiro, na sede da CIM do Médio Tejo desde as 10h30, a 1.ª...

15-02-2018

Sessão de Trabalho da ANQEP na CIM Médio Tejo

  Sessão de trabalho para apresentação do SANQ – Sistema de Antecipações de Necessidades de Qualificações No âmbito do desenvolvimento do Sistema de Antecipações de Necessidades de Qualificações (SANQ), a Agência Nacional...

12-12-2017

Reunião da Assembleia Intermunicipal

  Na sequência dos processos eleitorais decorridos nas Assembleias Municipais dos Municípios associados da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, tem lugar amanhã, dia 13 de dezembro, pelas 21h00, no auditório da...

12-12-2017

Eventos

Est-2020

sig

Vive o Empreendedorismo

central-compras

transporte-a-pedido