Oferta turística do Médio Tejo divulgada na BTL

  • Imprimir

BTL 2016 PCI

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) apresentou o melhor da oferta turística da região na BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. Entre 2 a 6 de março, os cerca de 75 mil visitantes da feira puderam ficar a conhecer, no stand da Entidade Regional de Turismo do Centro, não só o vasto património, mas também os projetos, eventos e gastronomia que caracterizam o Médio Tejo.

O número de visitantes da edição deste ano da BTL aumentou em relação ao ano anterior. O número de profissionais do sector que visitaram a feira cresceu 3% para 36116, enquanto o público em geral teve um aumento de 6% para 39302. Esta foi uma oportunidade para promover o território do Médio Tejo junto de um público alargado.

Um dos projetos apresentados foi a primeira estância de “wakeboard” do mundo, a qual vai ser inaugurada em junho na Albufeira de Castelo do Bode. O investimento de 600 mil euros vai reforçar o potencial turístico da região, colocando-a “oficialmente no mapa da comunidade de ‘wakeboard’ em todo o mundo”, realçou André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate, durante a conferência de imprensa que decorreu na BTL.

BTL 2016

Os “Cable Parks” estão instalados nas praias fluviais de Aldeia do Mato (Abrantes), Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Trízio (Sertã), Praia dos Montes (Tomar) e Fernadaires (Vila de Rei). Os cinco locais vão ser ligados por transferes de barco, sendo possível experimentar “cables” com diferentes características. Após a inauguração, a estância vai facilitar o acesso de novos praticantes à modalidade, pois deixa de ser necessário ter acesso a um barco.

A presidente da CIMT, Maria do Céu Albuquerque, descreveu o projeto, em declarações à Lusa, como “uma mais-valia pelo enorme potencial que representa em termos turísticos e económicos”. “É um projeto diferenciador que se insere numa estratégia de desenvolvimento de um turismo ao nível dos rios e da natureza, e que valoriza esse grande ativo que é a albufeira de Castelo do Bode, com um espelho de água com mais de 70 quilómetros”, realçou.

Também a gastronomia, os eventos, os percursos pedestres e o património da região mereceram destaque. Ao longo dos cinco dias de duração do certame, foram apresentadas as Comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, a Grande Rota do Zêzere, a Rede de Percursos Pedestres em Alcanena e o Museu Nacional Ferroviário. Foi possível provar maranhos e degustar da gastronomia local do Sardoal e de Constância. A animação esteve ao encargo da Filarmónica União Sertaginense, do Coro do Ensino articulado do Agrupamento de Escolas de Constância e da Canto Firme no âmbito da Festa Templária.

Durante a BTL, foi ainda apresentada a APP Descubra, uma aplicação turística para smartphones, disponível tanto para os 13 concelhos como para a região do Médio Tejo no seu conjunto.

A participação da Turismo Centro de Portugal na BTL 2016, na qual esteve integrada a CIMT, foi avaliada de forma positiva por 84% dos visitantes. A análise de satisfação foi obtida através da colocação de um terminal Smiley (HappyOrNot) junto ao stand, durante os 5 dias em que decorreu a feira.

BTL 2016 Stand