III Jornadas PEDIME decorreram com uma adesão significativa

278247582 2599975113479918 42079930831273438 n

Nos dias 2 e 13 de abril, a CIM Médio Tejo, em parceira com os Centros de Formação Alto Tejo, A23 e os Templários, promoveu as III Jornadas PEDIME, este ano, sob o tema “Inovar, Incluir e Avaliar na Era Digital”, com uma adesão significativa por parte da comunidade escolar.

No dia 2, o placo do evento foi o auditório doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no Instituto Politécnico de Tomar, sendo que o segundo dia foi passado em Torres Novas, no Teatro Virgínia.

Neste primeiro dia de jornadas, marcaram presença vários intervenientes, tendo a sessão de abertura sido assegurada por: Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM Médio Tejo, João Coroado, presidente do IPT e Cristina Oliveira, delegada regional da DGEstE Centro.

Entre as várias temáticas abordadas que passaram pela “Educação e a sua integração no mundo global”; “Inovação, Autonomia e Avaliação”; “Práticas de Ensino-Aprendizagem” e “Uma visão pedagógica de avaliação”, foi ainda possível contar com a participação dos grupos Canto Firme e Arabesque, que promoveram momentos culturais.

Por sua vez, no dia 13 de abril, esteve presente: Anabela Freitas, presidente da CIM Médio Tejo, Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e Bruno Santos, delegado regional da DGEstE LVT.

Na ocasião, a presidente da CIM Médio Tejo recordou que “desde há seis anos, que a CIM elegeu na sua estratégia atuar na área da Educação e, sobretudo, com três objetivos muito concretos: diminuir o insucesso e a retenção escolares; reduzir o abandono escolar precoce e promover o sucesso escolar”.

Salientou que “efetivamente os resultados estão à vista e isto, só é possível se trabalharmos todos em rede. O PEDIME é um dos exemplos do trabalho em rede para que possamos atuar na nossa comunidade e para que possamos formar melhores cidadãos”.

Mais avançou que “neste momento, estamos a negociar o próximo quadro comunitário, sendo certo que uma das sugestões que a CIM deu foi para que o PEDIME possa continuar a ser financiado”.

“Caso isso não seja uma garantia, entre nós, os 13 presidentes dos municípios, e porque consideramos que este projeto é muito importante, já entendemos que estamos disponíveis a assumir a totalidade dos custos do projeto”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas exaltou o trabalho resultante da intermunicipalidade, dando conta que “este projeto PEDIME tem um significado muito especial, independentemente da parte técnica e naquilo que se concretiza no desenvolvimento das nossas crianças e jovens, que é a união da CIM Médio Tejo”.

“Falar na palavra intermunicipal há muitos anos era outra coisa…Hoje, na CIM, acertam-se estratégias e o PEDIME é exemplo disso mesmo”, enalteceu Pedro Ferreira.

Já o delegado regional DGEstE LVT, referiu-se à temática da ação “Inovar, Incluir e Avaliar na Era Digital” e adiantou que “este não é apenas um tema para discussão e debate, mas uma garantia que é uma referência nas nossas ações em contexto escolar”.

“Que este tema seja um processo para a construção de uma era de consciência do que é ser digital e para o alimentar e procura desta característica na escola pública, numa educação que vá ao encontro de todos”, referiu Bruno Santos.

Neste dia 13, decorreu também um momento musical assegurado pelo Choral Phydellius e pela Oficina de Dança do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves e uma programação assegurada pelos Agrupamentos de Escolas, que se prendeu com o desenvolvimento de diversos temas, tais como: “Cooperar para Incluir”; “Desenvolvimento socio-emocional e do bem-estar”; “Inovação pedagógica e tecnologias educativas”; “Partilha de práticas – capacitação digital de docentes” e “PISA para as Escolas”.

Esta iniciativa surgiu no âmbito dos PIICIE (Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar), onde a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os municípios que a integram e os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas da região promovem a dinamização do PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação).

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

Pode conhecer este projeto poderá fazê-lo em: https://oie.mediotejo.pt/

Registos das sessões:

 

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo marca presença em Fátima na 10.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT)

A convite da ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima e em colaboração com o Município de Ourém a CIM do Médio Tejo está mais uma vez presente no Workshop de Turismo...

24-06-2022

Daltonismo é explicado aos mais pequenos no Médio Tejo

A sessão teve lugar no passado dia 21 de junho no Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, no Concelho de Torres Novas com os alunos do 3.º ano, que tiveram...

22-06-2022

PEDIME: Ensino Experimental das Ciências é motivo de ações no CIEC em VN da Barquinha

  De 11 a 14 de abril, a CIM Médio Tejo voltou a garantir a realização do projeto - Recursos de Apoio à Mudança das Práticas do Ensino Experimental das Ciências...

01-06-2022

Membros da Rede de Museus do Médio Tejo somam duas distinções nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia

Foto DR Entroncamento e Torres Novas contam com unidades museológicas na lista de premiados da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Os prémios da APOM foram revelados na passada sexta-feira, dia 27...

01-06-2022

Médio Tejo: ColorADD.Social percorre as escolas do território para despistar casos de daltonismo

A manhã do dia 30 de maio foi diferente para a turma C do 3º ano, do Agrupamento de Escolas de Constância. O tema das cores norteou aquela manhã e...

01-06-2022

Brigadas operacionais de Sapadores Florestais já atuaram em mais de 100 ha em 2022

A CIM do Médio Tejo tem ao serviço duas brigadas operacionais de Sapadores Florestais, que atuam sobre a nossa região exercendo atividades de silvicultura e defesa da floresta. Quase a concluir o...

01-06-2022

Turismo e Economia como áreas determinantes em viagem de autarcas a Paris

Uma comitiva de autarcas do Médio Tejo, através desta Comunidade Intermunicipal, deslocou-se a Paris de 20 a 22 de maio, com o objetivo de promover a região turisticamente, bem como...

26-05-2022

No Dia Internacional dos Museus, Rede de Museus do Médio Tejo anuncia o seu IV Encontro

Comemora-se internacionalmente o Dia dos Museus a 18 de maio, nesta data a Rede de Museus do Médio Tejo (RMMT) anuncia o seu IV Encontro, cujo mote é o “Poder...

17-05-2022

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP