ColorADD.Social - Programa nas Escolas – vai arrancar nas escolas do Médio Tejo

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ColorADD

Chama-se “ColorADD Social - Programa nas Escolas - Médio Tejo” e é o mais recente projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na área da Educação.

No passado dia 19 de janeiro a CIM do Médio Tejo promoveu uma sessão online para apresentar o programa ColorADD junto dos Agrupamentos de Escolas e Municípios da região, fazendo alusão aos seus objetivos, ações e arranque dos trabalhos nas escolas.

Para a implementação deste projeto, a CIM do Médio Tejo submeteu a candidatura “ColorADD.Social – Programa para as Escolas – Médio Tejo”, que foi aprovada com um valor global de investimento de cerca de 107 mil euros, para 18 meses de execução, estando agora reunidas todas as condições para se iniciarem os trabalhos.

Assim, no dia 19 de janeiro, foi dado o “pontapé de saída” e foi explicado queo programa ColorADD é composto por diversas ações a realizar nas escolas para os alunos e para toda a comunidade educativa de modo a que todos possam compreender as limitações provocadas pela cegueira da cor, que provoca vários constrangimentos no dia-a-dia.

Este programa é direcionado para crianças do 1.º ciclo do Ensono Básico, em particular aos alunos do 3.º ano de escolaridade. Assim, estima-se que no Médio Tejo 1675 alunos de 90 escolas beneficiem das ações previstas no projeto.

As ações que compõem o “Programa ColorADD nas Escolas” são as seguintes:

  • -“Ver e sentir as cores” (permitir o contacto com a visão daltónica, sentir os constrangimentos e experienciar a diferença);
  • -Promoção de ações de capacitação (para uma maior consciencialização para a problemática);
  • -Disponibilização do Kit ColorADD (disponibilizar ferramentas para a aprendizagem e utilização do Código ColorADD nas Escolas);
  • -Realização de rastreios do Daltonismo (diagnóstico precoce de daltonismo por optometristas);
  • -Bibliotecas ColorADD (tornar bibliotecas inclusivas pela cor - recomendações da CDU [UNESCO]);
  • -E a medição de impacto (analisar os resultados da sensibilização dos alunos para a questão do daltonismo).

Na ocasião, os professores e autarcas presentes manifestaram o seu interesse e agrado pelo projeto, tendo a CIM do Médio Tejo ficado de articular com os municípios e Agrupamentos de Escolas a recolha da identidade dos respetivos interlocutores a fim de agilizar a implementação local das atividades previstas.

Presente na sessão, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, congratulou-se com a implementação do projeto nas escolas do Médio Tejo, evidenciando as mais valias e novidades que o mesmo irá trazer às escolas.

De referir que este programa surge no seio da Associação ColorADD.Social, pelas mãos Miguel Neiva, criador português do ColorADD, o qual tem marcado presença em diversos países do mundo com diversas ações de sensibilização sobre o daltonismo. A associação dedica-se a promover a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo, mediante a adoção do código ColorADD.

Segundo esta Associação, o daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação que afeta um em cada 10 homens e uma em cada 200 mulheres. Esta limitação de condição hereditária que afeta 350 milhões de pessoas cria ao seu portador grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional e, no contexto processo de aprendizagem, tem impacto no sucesso escolar.

Assim, para além dos objetivos da estratégia de inclusão social, é ainda objetivo da ColorADD.Social a inclusão não discriminativa dos alunos com dificuldade de interpretação das cores promovendo a sua qualidade de vida no que respeita à sua autoconfiança, autoestima, independência aquisitiva, autonomia e no seu relacionamento interpessoal.

Registos da sessão:

Mais informações em:

https://www.coloradd.net/en/