Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

adpata-te

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

Previsto no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Médio Tejo (PIAAC- MT), aprovado em junho de 2019, em Conselho Intermunicipal, este projeto prevê um conjunto de ações para os níveis de ensino: 1º, 2º, 3º ciclos e secundário.

Falamos de várias iniciativas a realizar durante este ano 2020.

Em concreto: prevê-se a criação e desenvolvimento de uma aplicação/jogo educacional e interativo destinado à população infantil, em idade escolar, que passa pela utilização em dispositivos móveis de uma aplicação relacionada com a problemática das alterações climáticas.

Pretende a CIM do Médio Tejo que o desenvolvimento da aplicação/jogo possa servir como uma ferramenta didática de forma a alertar as camadas mais jovens para o problema transversal das alterações climáticas. Para o sucesso da ação, a aplicação vai conter informação sobre: o cenário atual; qual o cenário para o futuro; quais as medidas de prevenção e adaptação, não descurando os riscos associados ao problema, entre outras.

Outras ações previstas no Médio Tejo Adapta-(se) dizem respeito a iniciativas de divulgação, comunicação e sensibilização.

Neste campo, e já em elaboração, estão previstos a distribuir junto da comunidade escolar diversos materiais: (brochuras, livros, folhetos, e/ou outro tipo de material equivalente com a mesma finalidade, bem como apoio nas metodologias de divulgação), e ainda apoio nos conteúdos da aplicação/jogo.

A CIM do Médio Tejo vai garantir a distribuição gratuita dos materiais por forma a cumprir os objetivos propostos, que é de fazer chegar a mensagem e o alerta ao maior número possível de alunos.

Neste projeto, pretende-se também a realização de uma exposição temporária (rotativa) a ser realizadas em escolas, de modo a serem expostas temáticas relacionadas com as alterações climáticas, sobretudo recorrendo a exemplos onde seja visível o impacto das alterações climáticas.

De salientar que todos os produtos criados e executados no âmbito desta ação serão também disponibilizados em formato digital, num site que ficará brevemente disponível.

O Médio Tejo Adapta-(se) enquadra-se na candidatura ao aviso PO SEUR - 08-2017-20 “Ações imateriais - Produção de informação e conhecimento (cartografia) e ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas”, eixo prioritário 2 “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”.

Este projeto, que compreende um investimento total de cerca de 375.150,00€ e 281.362,50€ de fundo de coesão, tem como objetivo principal a divulgação, comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas.

Os treze concelhos do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, são englobados neste projeto que tem como foco a sensibilização das crianças e jovens para um problema que urge pôr na ordem do dia.

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP