“Voo, uma Exposição que cai bem” foi inaugurada e exalta a cultura científica

2 voo

“Voo, uma Exposição que cai bem” foi inaugurada no dia 5 de julho, ao início da tarde, no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME).

O momento, que contou com várias individualidades presentes e um grupo de crianças do Agrupamento de Escolas de Constância, demonstrou a importância da cultura científica e da aprendizagem do ensino experimental.

O primeiro a usar da palavra foi Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, que agradeceu a iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a envolvência dos três Centros de Ciência Viva da região e das escolas.

O presidente (na foto à direita) salientou que foi “com gosto” que o seu concelho acolheu a exposição num espaço, “que é um cartão de visita do concelho e que agora tem mais uma razão para que todos venham até ele”.

1 voo

De seguida, e fazendo referência ao PEDIME, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo (na foto à esquerda), explicou que a exposição se “insere num projeto intermunicipal e estratégico na área da Educação (…) que tem vários eixos e que reúne 96 medidas. Uma das medidas está hoje aqui a ser inaugurada”.

O secretário executivo afirmou que “um dos eixos mais relevantes é o ensino experimental e o incremento da cultura científica quer na comunidade, quer na própria escola” e deu conta que na segunda fase do PEDIME, esta aposta é para continuar.

Perante os olhares atentos dos presentes, coube a Máximo Ferreira, diretor do Centro de Ciência Viva de Constância, explicar o funcionamento da exposição e a forma como as crianças e os diversos visitantes podem interagir com ela.

O diretor referiu que a exposição é composta por quatro módulos dedicados ao tema do Voo com interações mecânicas e digitais e legendas explicativas. Cada módulo interativo (1. Contextualização & avaliação; 2. Descolar, 3. Voar; 4. Aterrar) permite ao visitante ficar a conhecer conceitos e fenómenos relacionados com a ciência e a tecnologia associadas ao voo.

Entre os vários objetivos, pretende-se que esta exposição, sobre o voo, permita a exploração de conteúdos curriculares de modo contextualizado e interdisciplinar, com recurso a metodologias ativas, motivadoras e facilitadoras da compreensão da sua utilidade no dia-a-dia, com foco na literacia científica e na sensibilização da comunidade para a ciência, num ambiente não formal de educação em ciências.

A exposição, que surge integrada no Eixo três “Experimenta + Ciência”, do PEDIME, vai estar em itinerância pelo Médio Tejo, sendo o concelho de Constância o primeiro a acolher a iniciativa.

A iniciativa, destinada ao público escolar e às famílias, com foco nos conteúdos curriculares/aprendizagens essenciais ao nível do 9º ano de escolaridade, é promovida pela CIM do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

 

Fotos CIM do Médio Tejo 

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP