Processo de migração da rede TDT apresentado na CIM do Médio Tejo

IMG 7465

O processo de migração da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que inicia no Médio Tejo a partir do dia 12 de março, foi explicado, em conferência de imprensa na CIM do Médio Tejo, em Tomar, no passado dia 6 de março, com a presença de João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, que foi recebido pelo secretário executivo desta CIM, Miguel Pombeiro.

Perante os jornalistas, Miguel Pombeiro agradeceu a presença da ANACOM nas instalações da CIM do Médio Tejo “para transmitir todo o processo de migração da rede TDT nos 13 concelhos que pertencem à região”, tendo evidenciado a importância da reunião com os autarcas para o efeito.

João Cadete de Matos começou por salientar que "hoje, estes canais são transmitidos em todo o país através de frequências que vão ser necessárias para a quinta geração móvel”, referiu o presidente da ANACOM, tendo acrescentado que “esta mudança acontece em toda a Europa, uma vez que, se trata de uma libertação de frequências que é necessária em todos os países europeus”.

Neste sentido, o processo de migração terá início no dia 12 de março com a ressintonia do emissor de Trancão – Torres Novas, havendo um interregno até 25 de março com a ressintonia do emissor de Mação.

De 25 de março a 3 de abril, serão ressintonizados todos os emissores instalados nos concelhos da CIM Médio Tejo, concluindo-se o processo com a ressintonia do emissor instalado em Bufão, no dia 17 de abril.

Informa a ANACOM que os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9h00 e as 10h00, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço.

Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado. Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.

Na CIM do Médio Tejo, o presidente da ANACOM explicou que haverá um período de interrupção do serviço, muito curto (inferior a um minuto), quando se desligar o emissor a ressintonizar e colocar em funcionamento o emissor portátil.

Contudo, como o emissor portátil irá emitir na frequência atual, a imagem voltará a aparecer na televisão sem que seja necessário efetuar qualquer operação.

Após os trabalhos de ressintonia e quando se desligar o emissor portátil, aí sim, o cidadão terá que proceder à sintonia automática dos recetores, pois as emissões de televisão passaram a efetuar-se numa nova frequência e é essa frequência que terá de ser sintonizada nos recetores. A sintonia faz-se com usando o comando do televisor ou do descodificador de TDT.

O calendário de ressintonia dos emissores que afetam os concelhos da CIM Médio Tejo é o seguinte:

Local

Canal Atual

Canal Futuro

Data da migração

Trancão – Torres Novas

56

35

12-03-2020

Mação

56

43

25-03-2020

Vila de Rei

56

44

26-03-2020

Ourém

56

35

27-03-2020

Mira de Aire

56

35

30-30-2020

Fátima

56

35

01-04-2020

Abrantes

56

35

02-04-2020

Sertã

56

44

03-04-2020

Tomar

56

35

03-04-2020

Alvaiázere

56

44

15-04-2020

Bufão

56

43

17-04-2020

 Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h00 e as 22h00, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância.

Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais direto, para procederem à ressintonia dos recetores. Este serviço é prestado gratuitamente.

Para divulgar esta informação junto das populações a ANACOM está a distribuir, em todas as casas e estabelecimentos comerciais, uma carta e um folheto explicativo sobre a migração da rede de TDT e a sintonia dos televisores.

IMG 7468

Com o objetivo que a informação seja transmitida e que as populações detenham todo o apoio necessário, a ANACOM tem estabelecido protocolos com diversas entidades, que têm relações de proximidade com a população: ANAFRE, AMA, Câmaras Municipais; e tem estabelecidas parcerias com a GNR, a PSP, o Instituto da Segurança Social, o Patriarcado, a Liga Nacional dos Bombeiros e o Corpo Nacional Escutas.

Na CIM do Médio Tejo, o presidente da ANACOM evidenciou estas parcerias efetuadas e referiu que o papel das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia se reveste de grande importância devido a três ações importantes:

Primeiro, na transmissão da informação prévia antes da mudança acontecer. “As Câmaras têm estado a colaborar com a ANACOM na divulgação deste processo junto das populações, nos seus sites, boletins informativos, jornais,” etc.

Outra ação importante diz respeito ao dia da mudança “em que as pessoas podem precisar de ajuda e, neste sentido, as Câmaras e as Juntas de Freguesia deverão estar habilitadas a prestar toda a informação aos seus munícipes do que se passa. Explicar o que a pessoa tem de fazer, fornecendo, se for necessário, o contacto de apoio” (800 102 002).

E, por último, “no apoio às populações na realização do processo de sintonia”.

A ANACOM tem no seu sítio na internet o folheto explicativo em formato digital:(https://online.fliphtml5.com/rchw/haqd/).

Veja aqui o vídeo:

 

 

Notícias

Prev Next

CIM Médio Tejo e municípios preparam novo ciclo do Caminhos

Realizou-se ontem, dia 18 de abril, na Casa-Memória de Camões, em Constância, a reunião de preparação do novo ciclo do projeto Caminhos, previsto a concretizar nos próximos meses de outubro...

19-04-2024

Caminho de Fátima no Médio Tejo, uma jornada de introspeção e de descoberta

  Fátima é um destino incontornável situado na região do Médio Tejo, no centro de Portugal. É devido a esse facto, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios...

17-04-2024

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

  Foi ontem, dia 16 de abril, aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto transfronteiriço HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability), em que a CIM Médio...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP