PEDIME assegura Programa de Visitas de Estudo gratuitas ao Médio Tejo

ourem

Integrado no âmbito do PEDIME, Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, o Programa de Visitas de Estudo será uma realidade este ano letivo 2019/2020, bem como nos próximos: 2020/2021 e 2021/2022.

O início do procedimento para a aquisição do serviço de transporte neste âmbito foi aprovado no último Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, reunido a 28 de novembro, em Tomar.

O Programa de Visitas de Estudo, integrado no contexto do Eixo 2 - Medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção dosucesso educativo – é uma das atividades de âmbito intermunicipal do PEDIME, que prevê a dinamização de um programa estruturado de visitas de estudo ao Património Natural e construído no território do Médio Tejo, de acordo com os temas pedagógicos associados aos programas educativos vigentes e em função dos respetivos níveis de escolaridade.

De salientar que a implementação do programa surgiu no âmbito do contrato celebrado com a Universidade Nova de Lisboa - FCSH, a qual elaborou 45 guiões pedagógicos de apoio à preparação das visitas nas suas diversas fases (o antes, o durante e o pós-visita), todos eles disponíveis aqui.

castelo do bode

Este programa de visitas, gratuito para os alunos do Médio Tejo, aproxima os alunos à comunidade local e promove a aprendizagem através da exploração de contextos de educação não-formal.

Considera Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, que “esta ação possibilita a valorização do território, os locais propícios a visitas que se cruzam com os programas escolares e estimula-se a visita enquanto momento ligado à flexibilidade curricular, sendo um complemento à aprendizagem na sala de aula”.

À semelhança do ano letivo anterior, é possível realizar visitas de estudo a locais muito diversos e, simultaneamente, de elevado interesse no contexto curricular, bem como para o desenvolvimento do perfil de competências dos alunos. São exemplos: Centros de Ciência Viva (Alviela, Constância) e Centro Integrado de Educação em Ciências (Vila Nova da Barquinha), Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento), Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo & Parque Arqueológico do Ocreza (Mação), Monumento Natural das Pegadas da Pedreira do Galinha (Ourém), Aldeias de Xisto: Água Formosa e Pedrógão Pequeno (Vila de Rei e Sertã), entre outros.

Recorde-se que o PEDIME está enquadrado no projeto Educação de Excelência do Médio Tejo, previsto nas Opções do Plano e Orçamento 2020, e tem como objetivo fundamental promover a valorização do Médio Tejo através do reconhecimento de uma educação de excelência nesta região, combatendo o abandono e insucesso escolar e promovendo projetos educativos inovadores, que contribuam para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem e os níveis de excelência no ensino.

Este projeto encontra-se previsto no âmbito do Investimento Territorial Integrado / Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo, contratualizado com as Autoridades de Gestão do Portugal 2020.

entroncamento museu

As Visitas de Estudo foram uma constante no ano letivo transato.

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP