CIM do Médio Tejo centrada na aplicação de Medidas de Autoproteção nos Edifícios Municipais

 MG 3298 edit

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a operacionalizar um processo que se prende com a qualificação de edifícios no que concerne à implementação de medidas de autoproteção.

O projeto, que arrancou em março de 2018, está centrado em 283 edifícios municipais da região do Médio Tejo, que atualmente se encontram em fase de qualificação e de melhorias ao nível das medidas de autoproteção.

O assunto foi abordado no último Conselho Intermunicipal, do dia 28 de novembro, onde se fez um ponto de situação e se autorizou a prorrogação do prazo para a execução das medidas de autoproteção até junho de 2020.

Neste âmbito, o trabalho tem estado centrado em várias ações, nomeadamente: tem sido realizado um trabalho de identificação dos edifícios que careciam de medidas de autoproteção ou da sua atualização nos concelhos do Médio Tejo. Têm sido efetuadas visitas técnicas aos edifícios, que resultaram em propostas, algumas em apreciação pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, e têm sido definidas as equipas de emergência afetas a cada edifício municipal.

No âmbito deste projeto da CIM do Médio Tejo, serão realizadas ações de sensibilização e de formação sobre:

- Segurança contra incêndios em edifícios, de forma a habilitar os formandos de conhecimentos sobre as MAP do edifício, os princípios de prevenção inerentes ao edifício e como atuar em caso de incêndio;

- Atuação da equipa de emergência, de forma a habilitar os formandos de como atuar em primeira intervenção mitigando, se possível anulando, as eventuais consequências de um incêndio, utilizando para o efeito os recursos existentes na própria estrutura, salvaguardando a proteção de vidas e bens até à chegada dos Bombeiros.

- Primeiros socorros em ambiente laboral, de forma a habilitar os formandos com conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho/organização, que permitam aplicar as medidas de primeiros socorros em situações de emergência que ocorram no contexto de trabalho e contribuir para minimizar as consequências adversas na saúde dos trabalhadores vítimas de acidentes e/ou de doença súbita no local de trabalho.

- Bem como a execução de simulacros que permitem testar os procedimentos de prevenção e emergência definidos e de treino dos ocupantes, com destaque para as equipas de emergência, com vista à criação de rotinas de comportamento e de atuação, bem como ao aperfeiçoamento dos procedimentos em causa.

Considera a CIM do Médio Tejo que à administração local compete assegurar o bom funcionamento dos seus serviços através da promoção da segurança dos trabalhadores e respetivos cidadãos do Médio Tejo.

Neste sentido, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tem realizado diversas ações neste âmbito junto dos municípios associados e outros organismos públicos tendo a expetativa de dar continuidade a este trabalho.

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo vê candidatura aprovada para a formação na área da violência doméstica

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu aprovada, no dia 25 de agosto, uma candidatura que se destina à Formação de Públicos Estratégicos.

22-09-2020

6.ª reunião extraordinária da CIM do Médio Tejo descentralizada em Alcanena

Teve lugar na manhã de hoje, dia 17 de setembro, a 6.ª reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no auditório municipal dos Paços do Concelho, em...

17-09-2020

Pisa para as Escolas marca arranque do ano letivo no Médio Tejo

O arranque do ano letivo 2020/2021 traz novidades no Médio Tejo. Chama-se PISA para as Escolas e vai ser uma realidade para os alunos da nossa região.

16-09-2020

Médio Tejo: CIM e Municípios solicitam reunião à tutela sobre a Depressão Elsa

  O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, realizado no passado dia 10 de setembro, deliberou, por unanimidade, solicitar uma reunião, com caracter de urgência, ao Secretário de Estado da...

15-09-2020

Seminário sobre fenómeno da Violência Doméstica tem inscrições abertas

É um tema atual, que urge debater para se encontrar novas soluções para uma sociedade melhor e mais humanizada.

14-09-2020

Médio Tejo: Autarcas contra redução de verbas no ensino da música e da dança

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo tomou, na última reunião deste órgão, decorrida a 10 de setembro, uma posição desfavorável quanto à redução significativa do apoio prestado ao...

11-09-2020

Rede de serviços de transporte reforçada com o arranque do ano letivo

Com o arranque do período escolar, a partir do dia 14 de setembro, próxima segunda-feira, entra, novamente, em vigor no Médio Tejo a rede de serviços essenciais de transporte, adequados...

11-09-2020

Médio Tejo: Bombeiros contam com máscaras de proteção respiratória

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de máscaras de proteção respiratória para esta fase crítica de incêndios florestais, que se encontra a decorrer no nosso país e...

07-09-2020

CIM do Médio Tejo reúne com parceiros no âmbito do Hidrogénio

Em 2018 a CIM do Médio Tejo constitui-se como região pioneira nas questões do Hidrogénio. Desde aí, tem vindo a trabalhar com um conjunto de parceiros e entidades para se...

07-09-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP