CIM do Médio Tejo nas celebrações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres

DSC 0663 edit

Comemorou-se ontem, dia 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Alcanena, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a EMIVA – Equipa Municipal de Intervenção na Violência de Alcanena, promoveram a sessão temática “A situação do Médio Tejo e do Concelho de Alcanena, do Global ao Local”, que teve lugar nessa data, às 10h30, no Auditório do edifício dos Paços do Concelho.

A sessão foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira e contou com a presença do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Renato Bento.

A sessão temática contou com as intervenções de Sónia Santos, em representação do secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que apresentou a estratégia do Médio Tejo na definição e implementação de medidas de política integrada de Combate à Violência Doméstica e Promoção da Igualdade de Género na Região do Médio Tejo.

DSC 0665 editSónia Santos, em representação do secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Na sessão também marcou presença o do 1º sargento Jorge Oliveira, Comandante do Posto Territorial da GNR de Alcanena, que fez uma apresentação sobre o enquadramento legal e contextual da violência contra as mulheres e da violência doméstica, caracterizou os principais tipos de violência doméstica, os ciclos da violência doméstica, o papel da GNR nos processos de violência doméstica e apresentou os dados estatísticos da violência doméstica em Alcanena. E Isabel Carvalho, dirigente da Divisão de Desenvolvimento Humano e Social da autarquia, que fez uma análise aos dados da EMIVA, em articulação com os dois oradores anteriores e explicou a articulação que é efetuada a nível local no atendimento e apoio/resposta às situações de violência doméstica que chegam ao atendimento social e da EMIVA.

Seguiu-se a sessão de tomada de posse da Equipa para a Igualdade na Vida Local, no âmbito do Protocolo celebrado com a Comissão para a Cidadania e Igualdade, a 6 de junho de 2019.

DSC 0669 edit

(Fotos: CM de Alcanena)

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP