PEDIME: MINDGAMES uma nova forma de aprendizagem

xadrez PEDIME 2

O MINDGAMES - Programa Intermunicipal para o desenvolvimento das competências metacognitivas – está a ser desenvolvido pelas escolas do Médio Tejo, tendo sido escolhida a modalidade de Xadrez. Verificou-se, ao longo deste ano letivo, uma grande adesão por parte dos alunos e docentes da região.

O MINDGAMES, surge integrado no Eixo 2 - Medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo– do PEDIME Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo – uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em articulação com os 13 municípios e 18 Agrupamentos de Escolas.

Para o desenvolvimento do MINDGAMES - Xadrez foram entregues a todos os Agrupamentos de Escolas KIT’s de Xadrez. Em concreto: um tabuleiro mural desdobrável com tripé para colocação, ideal para ensino do xadrez em sala de aula; um relógio oficial de competição, homologado pela Federação Internacional de Xadrez e conjuntos de tabuleiros e peças de xadrez.

Ao longo deste ano letivo, realizaram-se várias ações de divulgação nas escolas, bem como um Workshop, intitulado “Ensino de Xadrez na Escola: Como abordar a modalidade em ambiente escolar”, com a presença professores de diferentes escolas do Médio Tejo, no Centro de Formação A23, em Torres Novas.

Foi, também, disponibilizada uma plataforma Moodle com o objetivo de proporcionar conteúdos pedagógicos digitalizados aos formandos. O objetivo do projeto foi possibilitar a partilha e um acesso facilitado aos conteúdos nas escolas.

Integrada na plataforma Moodle foi criado um fórum, para que cada formando pudesse partilhar as suas atividades e experiências. Nesta plataforma foi ainda criado um Chat, para partilha ideias, ou simplesmente promoção da interação com os restantes elementos do grupo.

Em julho está planeado mais um Workshop em Tomar - “Ensino de Xadrez na Escola: Como abordar a modalidade em ambiente escolar”, destinado aos professores do 1ºCiclo, monitores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) e Atividades de Apoio ao Aluno e à Família (AAF’s).

O Eixo 2 do PEDIME - Medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo – tem como objetivo promover a diminuição da retenção e do insucesso escolar e gerarum retorno assinalável amédio prazo e aumentar a escolarização média da região.

Recorde-se que o “PEDIME visa a promoção do sucesso escolar. Tem por objetivo disponibilizar a todos os Agrupamentos de Escolas e a todos os agentes educativos um conjunto de medidas que promovem o sucesso para que haja um desenvolvimento curricular, contextualizado na identidade de cada agrupamento e que vá ao encontro das necessidades específicas das comunidades”, afirma Maria Luísa Oliveira, coordenadora do PEDIME na Unidade de Planeamento Estratégico e Projetos Intermunicipais da CIM do Médio Tejo.

O PEDIME está implementado na área de abrangência da CIM do Médio Tejo que abrange os Municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu. É promovido pela Comunidade Intermunicipal.

xadrez PEDIME

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP