Joaquim Eira é o 1º utilizador do Transporte a Pedido em Vila de Rei: “Agora com este serviço é um descanso!”

IMG 6376

Chama-se Joaquim Marques da Eira, tem 58 anos, reside em Casal Novo, freguesia e concelho de Vila de Rei, e foi o primeiro utilizador do Transporte a Pedido no concelho de Vila de Rei, que entrou em funcionamento no passado dia 16 de setembro.

Joaquim Eira contou-nos que efetuou a sua reserva no dia 17 de setembro, através do contacto 800 209 226 (chamada gratuita) e que no dia 18 de setembro, à hora combinada, em Casal Novo, lá se encontrava o seu transporte para a cidade de Tomar.

Ao fim da manhã, antes de partir para Vila de Rei, junto à paragem do Mercado de Tomar, o vilarregense confidenciou que não poderia estar mais satisfeito. Afirmou ser “uma boa iniciativa e que já fazia falta ao concelho de Vila de Rei, havendo muitas pessoas que certamente vão utilizar este tipo de transporte”.

IMG 6374

“Agora com este serviço é um descanso, porque sei que à hora combinada tenho transporte para o destino que pretendo. É bom continuarem com esta aposta que sem dúvida ajuda as pessoas”, salientou Joaquim, visivelmente satisfeito.

Jorge Garcia, 45 anos, residente e taxista em Vila de Rei, foi quem garantiu o transporte de Joaquim até Tomar. O taxista também estava claramente agradado com arranque do serviço no concelho.

“Penso que é um bom serviço para as pessoas que residem em zonas com escassez de transporte e, sem dúvida, que é um benefício e uma mais valia para o concelho de Vila de Rei”, salientou Jorge Garcia, tendo referido que assegurou o “primeiro serviço” e que certamente “as pessoas vão aderir bastante”.

“O concelho já precisava deste tipo de serviço. Falamos de um concelho com aldeias muito dispersas, com poucas pessoas, com reformas pequenas e com um serviço de transporte pouco frequente. Já fazia falta!”, reforçou o taxista, tendo mencionado que para a sua classe profissional também se trata de “um benefício, pois é uma maneira de sentirmos que estamos a ajudar as pessoas e com isto a ter mais trabalho”.

“Hoje o serviço correu conforme planeado e tudo correu da melhor forma”, rematou.

IMG 6385

Proferidas as declarações, ambos seguiram viagem até Vila de Rei com o sentimento de tarefa cumprida. Na prática é este o propósito do Transporte a Pedido que pretende ser uma referência importante no âmbito do transporte flexível.

O Transporte a Pedido tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária.

O concelho de Vila de Rei está agora contemplado com quatro circuitos concelhios, que passam pelas localidades de Fundada, Moita, Borda da Ribeira e São João do Peso.

O serviço iniciou também uma vertente intermunicipal. Em concreto, com partida de Vila de Rei para Abrantes, Tomar e Sertã. O circuito de Vila de Rei para Tomar inclui a ligação a Ferreira do Zêzere e o circuito de Vila de Rei para Abrantes inclui a ligação a Sardoal.

O Transporte a Pedido funciona no concelho de Vila de Rei às segundas, quartas e sextas-feiras com horários pré-definidos, durante o período da manhã, devendo os interessados realizar previamente uma marcação através do número 800 209 226 (chamada gratuita).

A criação dos circuitos foi financiada no âmbito do Plano de Aplicação das Dotações do PART - Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos - no Médio Tejo, submetido ao Fundo Ambiental.

IMG 6388

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP