CIM do Médio Tejo e Municípios dão passos no Desenvolvimento Social Integrado da região

IMG 6332 editada

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo recebeu no dia 10 de setembro, na sua sede em Tomar, a apresentação do Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado do Médio Tejo.

O Plano resulta do Grupo de Trabalho de Inclusão Social do Médio Tejo e foi apresentado pelo professor Rogério Roque Amaro, da Global Decide - Associação para a Democracia, a Cidadania e o Desenvolvimento, perante uma sala repleta de técnicos superiores e autarcas da área social dos treze Municípios do Médio Tejo.

“Nós temos duas grandes tarefas como cidadãos deste mundo: uma é restituir a dignidade onde há indignidade, porque infelizmente há muita indignidade em vários contextos sociais. E a outra é tentar devolver ao planeta sustentabilidade, que andámos a destruir nos últimos 200 anos”, começou por referir o professor.

Rogério Roque Amaro propôs que o Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado do Médio Tejo tivesse como temática central a expressão “Longevidade com dignidade”.

A expressão, que servirá de mote a um projeto social conjunto a desenvolver no Médio Tejo, resulta de sete componentes essenciais: “Longevidade Saudável, com Sabedoria, Relacional, Cidadã, com Bem-Estar e Longevidade para a Sustentabilidade”.

A reunião de trabalho foi iniciada por Fernanda Asseiceira, vice-presidente da CIM do Médio Tejo, responsável pelo pelouro da Ação Social e presidente da Câmara Municipal de Alcanena, que começou por agradecer a presença de todos. Fez uma contextualização do propósito da sessão e explicou que o Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado do Médio Tejo surge integrado no âmbito de uma candidatura ao Centro 2020 – no Eixo prioritário 5 – Fortalecer a Coesão Social e Territorial.

A responsável referiu que já foi realizado um levantamento da realidade de cada concelho do Médio Tejo, tendo sido efetuado um diagnostico social intermunicipal.

“Foi feito o diagnostico das nossas realidades sociais e ficámos em condições de apresentar uma candidatura” afirmou a vice-presidente da CIM do Médio Tejo, tendo acrescentado que a candidatura tem como objetivo “promover oportunidades iguais, privilegiar a população sénior e melhorar a empregabilidade”.

IMG 6331 editada

Também Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, salientou que “a candidatura será construída de modo a que cada Município possa aprofundar as suas especificidades sociais”, obtendo os meios para ultrapassar os constrangimentos detetados.

Durante a sessão cada Município teve oportunidade de apresentar propostas que integrarão o referido Plano Intermunicipal, a apresentar numa candidatura conjunta, pela CIM do Médio Tejo, com medidas comuns a todos os Municípios e outras específicas em função das diferentes realidades, tendo por base “a inclusão ativa, as oportunidades iguais, a participação ativa, a empregabilidade, o empreendedorismo social e a inovação social” na região do Médio Tejo.

De salientar que esta foi a nona reunião do Grupo de Trabalho de Inclusão Social do Médio Tejo, sendo este um grupo de trabalho setorial previsto no modelo de governação territorial integrado do Médio Tejo, composto por diversas entidades para além da CIM do Médio Tejo e dos treze Municípios.

Notícias

Prev Next

COMUNICADO | Taxa de atualização tarifária para o ano 2020

No âmbito da atualização tarifária regular para o serviço de transporte público coletivo de passageiros, e nos termos da alínea n.º 3 do artigo 7.º da Portaria n.º 298/2018, de...

15-11-2019

Encontro dos Museus do Médio Tejo cumpre objetivos e enche auditório do IPT

Foi com a sala bem preenchida que decorreu no passado dia 11 de novembro, o I Encontro de Museus do Médio Tejo, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Numa organização da...

15-11-2019

A partir de dezembro “estamos ligados”

A partir do próximo mês de dezembro, o Transporte a Pedido (TAP) inicia uma nova vertente. Os utilizadores do TAP vão poder circular entre as cidades do Médio Tejo, através...

13-11-2019

2.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo | 19 de novembro

Tem lugar no próximo dia 19 de novembro, pelas 21h00, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a 2.ª Reunião da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio...

13-11-2019

PEDIME: CIM do Médio Tejo focada na valorização do Ensino Profissional

Está em curso na região do Médio Tejo um trabalho de estudo e assessoria, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM) e da responsabilidade técnica de “Quaternaire Portugal”, no...

11-11-2019

CIM do Médio Tejo inicia trabalho no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo

A Comunidade Intermunicipal o Médio Tejo e a Accessible Portugal vão começar a trabalhar a temática do Turismo Acessível e Inclusivo. Neste sentido, o Conselho Intermunicipal do Médio Tejo aprovou no...

08-11-2019

“Voo, uma Exposição que cai bem” chegou a Vila Nova da Barquinha

“Voo, uma Exposição que cai bem” chegou este mês de novembro ao Centro Integrado de Educação e Ciências, em VN da Barquinha.

05-11-2019

Conselho Intermunicipal reuniu na Brigada Mecanizada, em Santa Margarida

Teve lugar no passado dia 24 de outubro a habitual reunião do Conselho Intermunicipal desta CIM, nas instalações da Brigada Mecanizada, em Santa Margarida. À semelhança de outras reuniões que decorrem...

25-10-2019

I Encontro dos Museus do Médio Tejo chega a 11 de novembro

Dia 11 de novembro realiza-se o I Encontro dos Museus do Médio Tejo. O seu palco será o auditório Dr. Júlio das Neves, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), e...

17-10-2019

Eventos

transporte-a-pedido

central-compras

sig