pedime artigo

O Turismo Náutico é um dos produtos turísticos âncora da estratégia de desenvolvimento da região e centra-se nos ativos Albufeira de Castelo do Bode e a modalidade de Wakeboard, com vista ao desenvolvimento de uma oferta turística integrada que confira ao destino Médio Tejo cada vez maior atratividade nacional e internacional.

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Turismo

icon-AI-projPROJETO

Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo

Eixo Turismo Náutico: Castelo do Bode | Wakeboard

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O Eixo do Turismo Náutico do Médio Tejo assente no produto Castelo do Bode | Wakeboard constitui um relevante eixo turístico a dinamizar tendo em conta todo o potencial que este imenso espelho de água - o maior lago artificial de Portugal - encerra, quer no plano aquático, quer no plano de terra nomeadamente, no perímetro da albufeira.

Devido ao seu potencial turístico, que atualmente constitui já uma opção de lazer ou recreio para muitos visitantes que afluem sobretudo na época estival, quer sejam residentes na região, excursionistas ou os turistas (em lazer ou desporto) que dinamizam a oferta de alojamento existente nos concelhos ribeirinhos do Médio Tejo, prevêem-se um conjunto de ações neste eixo:

1.1 Sinalética Estância Wakeboard Médio Tejo;

1.2 Wakeboard Open;

1.3 Welcome to Castelo de Bode;

1.4.1 Promoção Turística GR Zêzere;

1.6 Promoção Internacional;

1.7 Programa de Comunicação;

1.8 Estação Náutica Castelo de Bode;

1.1 Sinalética Estância Wakeboard Médio Tejo

Aquisição e colocação de sinalética indicativa nas principais vias e entradas dos concelhos com Cable Park de forma a permitir uma circulação orientada entre os 5 Cable Parks, bem como sinalética descritiva com informação sobre o Wakeboard para uma melhor dinamização dos cinco cable Parks e para uma melhor orientação dos visitantes possibilitando a informação necessária de apoio.

1.2 /1.3 Promoção e Animação da Albufeira do Castelo de Bode (Wakeboard Open; Welcome to Castelo de Bode)

Realização de ações promocionais e eventos dirigidos ao público em geral, com o objetivo de dar visibilidade e promover o destino turístico Castelo de Bode | Wakeboard, possibilitando ao turista e visitante experimentar gratuitamente Wakeboard nos Cable Parks existentes na região, bem como outras atividades náuticas, com o objetivo de captar a atenção para algo novo e diferenciador nesta região, promovidas sob o mote de campanha “Castelo de Board”.

1.4.1 Promoção Turística GR Zêzere

Pretende-se desenvolver ações de cariz promocional integradas na estratégia delineada de valorização turística do Médio Tejo, focadas na divulgação da Grande Rota do Zêzere. Pretende-se dar continuidade na estratégia de afirmação da região considerando o potencial de recursos naturais e construídos para a pratica de turismo ativo e atividades de cultura e lazer, com uma riqueza peculiar em termos gastronómicos e imateriais.

1.6 Promoção Internacional

Pretende-se a presença em feiras internacionais, como na Boot Dusseldorf ou em outros eventos da especialidade, dedicados à temática do náutico.

1.7 Programa de Comunicação

Compreende um conjunto de ações que passam pela divulgação nacional e internacional da marca em destaque - Castelo do Bode – enquanto um espaço privilegiado para a prática de atividades desportivas e recreativas.

1.8 Estação Náutica de Castelo de Bode

Continuidade do trabalho de dinamização da Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB). A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

O objetivo global do produto turístico integrado “Castelo do Bode | Wakeboard” é dar a conhecer o produto, mas também o destino.

Outros objetivos associados aos projetos anteriormente referidos são:

- Criar a primeira estância do mundo de wakeboard, criando infraestruturas próprias em cinco praias fluviais de Castelo do Bode;

- Intensificar a promoção do produto e do destino, tanto no mercado internacional como no mercado nacional, para captação de públicos internacionais especializados (tendo em conta a forte expansão da modalidade do wakeboard em diversos mercados) e novos entusiastas da modalidade.

icon-AI-acoesAÇÕES

Programa de integração e ativação do património natural e equipamentos náuticos:

- Implementação de novos eventos associados às temáticas náutica e de natureza

- Instalação de sinalética de orientação rodoviária de acesso aos cable parks e de painéis informativos sobre a estância de wakeboard

- Iniciativas promocionais para demonstração e experimentação da modalidade

- Ações de ativação comunicacional digital e offline

Programa de Comunicação do Turismo Náutico

- Assessoria de comunicação

- Participação em feiras da especialidade

- Marketing digital

- Relações públicas externas

- Press trips

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Constância, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017-2020

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

N/A

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Centro 2020 / Portugal 2020/ União Europeia

Visitar página do projeto Castelo de Bode Wakeboard

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP