A sub-região NUTS III do Médio Tejo localiza-se na região Centro do país (NUTS II), mais especificamente nos distritos de Santarém (norte) e Castelo Branco (sudoeste), abrangendo os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Os limites territoriais convivem com a proximidade dos distritos de Guarda (norte), Leiria (norte e noroeste), Portalegre (este), Évora (sudeste e sul), Setúbal (sul) e Lisboa (oeste), salientando-se no seu interior o Centro Geodésico de Portugal Continental, os terrenos montanhosos do maciço calcário estremenho (serras de Aire e Candeeiros) e a extensa rede hidrográfica da bacia terciária do Tejo-Sado (nascentes, ribeiras, piscinas naturais e albufeiras).

As paisagens florestais e agrícolas são predominantes, assim como a presença do rio Tejo, que na sua passagem pela região recebe as águas de quatro rios, dois deles “filhos da terra” (Alviela e Almonda, cujas nascentes se situam em Alcanena e Torres Novas, respetivamente) e outros dois provenientes do resto do país (Zêzere e um dos seus afluentes, o Nabão).

O Santuário de Fátima, o Convento de Cristo, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol e os seis castelos (Abrantes, Almourol, Ourém, Tomar, Torres Novas e Sertã) são outros exemplos dos recursos endógenos existentes no Médio Tejo, cuja diversidade carateriza esta região situada a dois passos de Lisboa e do Porto.

Nacional
ÁREA

Os 3.344km2 que constituem a área do Médio Tejo distribuem-se por treze municípios, cujos territórios apresentam uma dimensão variável entre os 13,72km2 do Entroncamento e os 714,69km2 de Abrantes.


Regional
LOCALIZAÇÃO
GEOGRÁFICA

O Médio Tejo usufrui de uma posição geográfica privilegiada no território de Portugal Continental pela sua localização central e proximidade à capital administrativa do país, Lisboa (perto de 1h00 de viagem).



logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP