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Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo

Ficha de Projeto (fase 2)

 

Ficha de Projeto (fase 1)

 

pedime
PEDIME

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo é um instrumento de coordenação e de planeamento estratégico da educação a três níveis: agrupamento de escolas, municípios e comunidade intermunicipal.


m1
PLANEAMENTO

O Planeamento Estratégico Multinível inclui trabalhos de consultoria e estudos técnicos desenvolvidos à escala intermunicipal, bem como planos de desenvolvimento educativo municipal, projetos educativos municipais, cartas educativas e outros instrumentos de planeamento educativo.


m2
SUCESSO EDUCATIVO

As medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo promovem a diminuição da retenção e do insucesso escolar, contribuindo para o aumento da escolarização média da população.


m3
CULTURA CIENTÍFICA

O Projeto “Experimenta+Ciência” consiste na realização de atividades experimentais de ciências de forma mais sistematizada desde os primeiros anos de escolaridade, contextualizados no dia-a-dia dos estudantes e com a exploração Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente.


m4
OFERTA FORMATIVA

Acompanhamento de alunos em risco de abandono através de mediadores integrados nas equipas multidisciplinares; avaliar a atual oferta de ensino e formação profissional; identificar as necessidades e oportunidades proporcionadas pelo mercado de trabalho.


m5
CONSELHO ESTRATÉGICO

Dinamização das estruturas colaborativas e grupos de trabalho para o desenvolvimento do PEDIME, designadamente com o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da Educação e a Rede Colaborativa de Escolas do Médio Tejo.


m3
 PATRIMÓNIO CULTURAL E   NATURAL 

Os Patrimónios Natural e Cultural existentes nos territórios fornecem múltiplos enquadramentos que proporcionam a cada indivíduo o desenvolvimento de competências.


programa de visitas de estudo
PROGRAMA DE VISITAS DE ESTUDO

O Programa de Visitas de Estudo prevê a dinamização de um programa estruturado de visitas de estudo ao Património Natural e construído no território do Médio Tejo, de acordo com os temas pedagógicos associados aos programas educativos vigentes e em função dos respetivos níveis de escolaridade.


m5
 CORREÇÃO ACUIDADE     VISUAL E AUDITIVA

Identificar e corrigir eventuais déficies que possam interferir na aprendizagem nas crianças.


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