pedime artigo

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Turismo

icon-AI-projPROJETO

Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo

Eixo Turismo Náutico: Castelo do Bode | Wakeboard

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O turismo náutico é um dos produtos turísticos âncora da estratégia de desenvolvimento da região e centra-se nos ativos Albufeira de Castelo do Bode e a modalidade de Wakeboard, com vista ao desenvolvimento de uma oferta turística integrada que confira ao destino Médio Tejo cada vez maior atratividade nacional e internacional.

O projeto a desenvolver contempla dois programas com o objetivo de promover este produto turístico, nomeadamente:

1. Programa de integração e ativação do património natural e equipamentos náuticos que integra as seguintes ações:

1.1 Welcome to Castelo Bode;

1.2 Wakeboard – Cable Parks Médio Tejo;

2. Programa de Comunicação do Turismo Náutico.

A ação “Welcome to Castelo Bode” prevê a implementação de um calendário de eventos associados às temáticas náutica e de natureza, como canoagem, SUP – stand pp paddle, ski-náutico, wakesurf, entre outros, promovendo uma oferta de animação ao longo do ano na Albufeira, reforçando assim todo o trabalho promocional e de comunicação, procurando também potenciar outros eventos já existentes na região.

A ação “Wakeboard – Cable Parks Médio Tejo” assenta na criação da primeira estância do mundo de wakeboard, através da instalação de cable parks em cinco praias fluviais de Castelo do Bode: Aldeia do Mato (Abrantes); Lago Azul (Ferreira do Zêzere); Montes (Tomar); Trízio (Sertã) e Fernandaires (Vila de Rei). A instalação de cables permitirá a prática de wakeboard sem a ajuda de um barco, o que torna esta modalidade mais sustentável e amiga do ambiente, fatores fundamentais na estratégia turística do Médio Tejo.

Por sua vez, a Grande Rota do Zêzere, cujo traçado no Médio Tejo passa por 6 municípios, designadamente Ferreira do Zêzere, Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes e Constância, constitui um importante recurso turístico para o desenvolvimento do turismo de ar livre, que importa promover na região, pois ao ser desenhado para três modalidades de ar livre - pedestrianismo, BTT e canoagem - permitiu a instalação de 4 estações intermodais (Dornes, Trízio, Zaboeira e Aldeia do Mato) que naturalmente complementam o produto turístico Castelo do Bode.

Por último, o Programa de Comunicação do Turismo Náutico compreende um conjunto de ações que passam pela valorização internacional da marca em destaque – Castelo do Bode – enquanto um espaço privilegiado para a prática de atividades desportivas e recreativas.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

O objetivo global do produto turístico integrado “Castelo do Bode | Wakeboard” é dar a conhecer o produto, mas também o destino.

Outros objetivos associados aos projetos anteriormente referidos são:

- Criar a primeira estância do mundo de wakeboard, criando infraestruturas próprias em cinco praias fluviais de Castelo do Bode;

- Intensificar a promoção do produto e do destino, tanto no mercado internacional como no mercado nacional, para captação de públicos internacionais especializados (tendo em conta a forte expansão da modalidade do wakeboard em diversos mercados) e novos entusiastas da modalidade.

icon-AI-acoesAÇÕES

Programa de integração e ativação do património natural e equipamentos náuticos:

- Implementação de novos eventos associados às temáticas náutica e de natureza

- Instalação de sinalética de orientação rodoviária de acesso aos cable parks e de painéis informativos sobre a estância de wakeboard

- Iniciativas promocionais para demonstração e experimentação da modalidade

- Ações de ativação comunicacional digital e offline

Programa de Comunicação do Turismo Náutico

- Assessoria de comunicação

- Participação em feiras da especialidade

- Marketing digital

- Relações públicas externas

- Press trips

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Constância, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017-2020

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

N/A

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Centro 2020 / Portugal 2020/ União Europeia

Visitar página do projeto Castelo de Bode Wakeboard

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP