Festival Vapor - uma viagem pela História, a Memória e o Património Ferroviário

Banner 723 x 380 AF

É arrojado no estilo que apresenta. Decorre num local emblemático da região do Médio Tejo e tem deixado uma marca artística e simbólica devido ao conjunto de ações que apresenta.

Falamos de muitas iniciativas que vão desde exposições, atividades infantis, palestras, cinema, teatro, literatura, desfiles, muita música… tudo isto num único evento.

Trata-se do Festival Vapor – a Steampunk Circus, a decorrer no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2019.

O ano passado muito aconteceu! Este ano, é a segunda edição e o programa continua a não defraudar, apresentando-se diversificado e destinado a toda a família.

As portas do Festival Vapor abrem na sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 10h00, com uma programação destinada às escolas, acompanhada pelo Fórum Fantástico.

O dia vai ficar marcado pela abertura e inauguração (20h30) das exposições “Herdeiros do Apokalipse” e “Pequena Fábrica de Autómatos”, que irão fazer as delícias de quem aprecia arte, bonecas e brinquedos Steampunk.

No primeiro dia do festival é esperada a atuação de Victor Sierra (França) a decorrer às 21h30. Por sua vez às 22h30, sobe a palco “a Viagem” (Best of Custom Circus) e a partir das 00h00, a animação continua na praça Salgueiro Maia, no palco eletrónico.

VictorSierra

No sábado, dia 28 de setembro, entre as 10h00 e as 12h00, os Kumpania Algazarra irão animar vários locais da cidade do Entroncamento, acompanhados pela Liga Steampunk Lisboa.

Às 14h30, decorre uma conversa com a Liga Steampunk Lisboa. Já às 16h00, chega o momento de haver cinema, com a curadoria de Lisbon Motorcycle Film Fest e uma conversa com Iolanda Ramos, da Universidade Nova de Lisboa, sobre Moda Steampunk.

Ainda no decorrer deste dia, às 17h00, realiza-se um momento dedicado à literatura com J.S. Menesmaa (Finlândia) e Oficinas de Crafts para as famílias.

Ao fim da tarde, volta a haver cinema e Duelos de Nerfs, com a Liga Steampunk Lisboa.

A noite traz a música. Às 21h00 atua Filipe Santos, com um momento de electro rock e às 22h00 os Cais Sodré Funk Connection (na foto). A partir das 00h00, é esperada novamente a música eletrónica na Praça Salgueiro Maia.

CAisdoSodre

 

O dia 28 de setembro, domingo, conta com uma exposição de automóveis clássicos pelo Clube Português de Automóveis Antigos.

Às 11h00 chega o momento de Duelos de Nerfs e às 14h00 uma Oficina Recycling and Upcycling, com a Liga Steampunk Lisboa.

Uma Oficina de Escrita Criativa para adultos e uma Oficina de Crafs para famílias decorrem às 15h00. Já às 16h00 e às 18h00 volta a acontecer cinema.

Pelas 17h00, é esperado um desfile livre Cosplay. O evento encerra às 19h00 com o concerto d`O Gajo (na foto). 

O GAJO cred VeraMarmelo editado

Durante os dois dias de festival (28 e 29) acontecerá street food, carrocel Vitoriano, quadriciclos ferroviários, modelismo ferroviário, crafts fair e bancas Steampunk, photo booths, modelismo tripulado com comboios a diesel e a vapor, jogos de tabuleiro, duelos de chá e muito mais.

O Festival Vapor - a Steampunk Circus tem como objetivo promover a História, Memória e Património Ferroviário através de um evento diferenciador que reúne música, teatro, literatura e muita diversão em família.

Este ano o Festival terá a segunda edição entre 27 e 29 de setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, com entradas gratuitas durante os três dias do festival.

O evento conta com a organização do Município do Entroncamento em parceria com o Museu Nacional Ferroviário, no âmbito de um projeto intermunicipal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em coordenação com a Turismo Centro de Portugal. É cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Portugal2020.

42900103 1168178606677792 6191000777985622016 n 1

Mais informações em: http://festivalvapor.entroncamento.pt/

 

 

 

 

Notícias

Prev Next

Espaços M disponíveis a prestar apoio às Vítimas de Violência Doméstica e de Género

O Médio Tejo dispõe de treze estruturas de apoio e atendimento, às Vítimas de Violência Doméstica e de Género, chamadas “Espaços M”, em cada um dos municípios da região.

03-04-2020

Autarcas do Médio Tejo desaconselham o recurso aos testes rápidos do COVID-19

Os autarcas do Médio Tejo, reunidos hoje, por videoconferência, mostram a sua preocupação quanto aos Testes Rápidos, no âmbito da pandemia COVID-19, que está presente no país.

02-04-2020

Lançámos a MEIO!

No início deste ano, começámos a escrever a nossa história. Chamámos-lhe MEIO – revista da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e tivemos o objetivo de a fazer chegar junto de...

31-03-2020

COVID-19 – Se é vítima de violência doméstica peça Ajuda

A violência doméstica é um crime público, é responsabilidade de cada um nós poder denunciá-la. “A violência contra as mulheres e a violência doméstica são das formas mais gravosas de discriminação...

30-03-2020

Orientações da Direção Geral da Saúde

  Cumpra todas as orientações decorrentes da DGS – Direção Geral da Saúde, adotando medidas e recomendações, que levem a uma menor propagação do vírus: Leia aqui as indicações da DGS

27-03-2020

Autarcas do Médio Tejo apelam a uma maior capacidade para realização de testes no âmbito do COVID-19

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo voltou a reunir extraordinariamente por videoconferência ontem, dia 24 de março, para reanalisar e fazer um ponto de situação sobre a Pandemia...

25-03-2020

Ação de formação de “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” termina na CIM do Médio Tejo

  No passado dia 10 de março, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, acolheu a terceira sessão da ação de formação de “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”. Esta terceira sessão fechou um...

24-03-2020

Desinfeção de locais públicos vão começar no Médio Tejo

O Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, reunido por vídeo conferência na passada sexta-feira, dia 20 de março, analisou e centrou a sessão de trabalho na Pandemia - COVID 19, que...

23-03-2020

Médio Tejo: Processo de migração da rede TDT suspenso

Informa a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações na sua página oficial na internet que o processo de migração da rede de TDT está suspenso devido aos constrangimentos associados ao...

23-03-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP