CIM do Médio Tejo prepara concurso de serviço público de transporte de passageiros para a região

Foto DR

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo analisou e debateu, no dia 25 de julho, o processo de contratualização do Serviço Público de Transporte de Passageiros para a região do Médio Tejo.

Na reunião do Conselho Intermunicipal foram discutidas várias questões relativas à definição dos serviços a contratualizar. Definiu-se que para além da contratualização dos serviços interurbanos, prevê-se a inclusão dos serviços de transporte urbanos de Abrantes e Tomar, bem como alguns serviços de transporte escolar especializado.

O Conselho Intermunicipal decidiu ainda que o contrato de serviço público de transporte de passageiros terá uma vigência inicial de quatro anos, podendo ser renovado por um período de dois anos.

Neste âmbito, é de salientar que a CIM do Médio Tejo assume, atualmente, as competências de Autoridade de Transportes para os serviços de transporte público de âmbito intermunicipal e municipal, que servem o território do Médio Tejo, excetuando os serviços de transportes urbanos e serviços realizados pelo Município de Vila de Rei, através de meios próprios.

Esta competência surge no contexto da estratégia aprovada para a organização de competências de Autoridade de Transportes no Médio Tejo e de acordo com os contratos interadministrativos de delegação de competências celebrados entre a CIM do Médio Tejo e os Municípios da região.

De recordar ainda, que no quadro da regulamentação comunitária, a Lei n.º 52/2015 de 9 de junho, que aprovou o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiro, procedeu-se à descentralização de competências relativas à gestão do sistema de transportes públicos em diversos níveis da administração pública, estabelecendo que as Comunidades Intermunicipais e Municípios passaram a assumir as funções de autoridades de transporte, como é o caso da CIM do Médio Tejo.

Atualmente, o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros estabelece que, até 3 de dezembro de 2019, deverá estar concretizada a contratualização de todos os serviços públicos de transporte de passageiros pelas Autoridades de Transporte competentes, o que potencia a que CIM do Médio Tejo leve a efeito todo o procedimento contratual a finalizar até outubro de 2019.

 

Foto DR

 

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo presente no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios associados vão estar representados no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso, em Fátima, nos dias 5 e 6 de março.

14-02-2020

Médio Tejo: PISA para as Escolas está em fase de arranque

Chama-se PISA para as Escolas e vai iniciar, brevemente, no Médio Tejo.

07-02-2020

Formar é preciso! CIM do Médio Tejo leva a efeito ações de formação sobre medidas de autoproteção

Formar é preciso! E é isso mesmo que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a fazer nos 13 municípios da região, no âmbito da implementação de medidas de autoproteção.

06-02-2020

Festival a Vapor, a Steampunk Circus, nos Iberian Festival Awards 2020

Informa o Município do Entroncamento, em nota de imprensa, que a edição de 2019 do Festival Vapor, a Steampunk Circus, que decorreu no último fim-de-semana de setembro no Museu Nacional...

06-02-2020

Comunidade Intermunicipal apresenta Médio Tejo Adapta -(se) às Escolas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou no dia 30 de janeiro, na sua sede em Tomar, o projeto Médio Tejo Adapta -(se) às escolas do nosso território.

03-02-2020

LINK – Uma experiência piloto no Médio Tejo

O LINK é o novo serviço do Transporte a Pedido, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e veio para ficar!

30-01-2020

Médio Tejo: Autarcas iniciam estudos sobre Aeródromo de Tancos

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no dia 28 de janeiro, proceder ao início de um procedimento para um estudo técnico, que permita fazer uma primeira avaliação...

30-01-2020

Ministra no Médio Tejo para esclarecer Descentralização

“Estamos prontos para em 2021 termos a totalidade das competências”, foi desta forma que Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, resumiu a reunião realizada ontem, na sede...

29-01-2020

CIM do Médio Tejo volta à Bolsa de Turismo de Lisboa

Apostada em promover turisticamente o seu território, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a marcar presença naquela que é considerada a maior Feira de Turismo em Portugal, a Bolsa...

24-01-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP