MG 5278 edit

O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, acolheu, no dia 17 de maio, o Fórum Internacional de Mobilidade Sustentável, onde o tema do Hidrogénio assumiu grande destaque.

O evento, que juntou mais de uma centena de pessoas especialistas e interessados na temática, focou o hidrogénio como uma solução de futuro e deu a conhecer o trabalho que está a ser realizado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em estreita articulação com a MédioTejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente e os Institutos Politécnicos de Tomar e Portalegre.

O motivo prende-se com o facto da região do Médio Tejo ter sido considerada, em 2017, a Região Piloto do Hidrogénio.

Atualmente, o Médio Tejo é a única região, a nível nacional, com protocolo assinado com “Fuel Cells and Hydrogen 2 Joint Undertaking” (FCH2 JU), estando numa posição de dianteira para conhecimento do que se passa a nível europeu e mundial sobre o tema.

Para além do protocolo assinado com a FCH2 JU, a CIM do Médio Tejo estabeleceu um Protocolo de Colaboração com a Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2), promoveu a constituição de um Grupo de Trabalho envolvendo especialistas e entidades, nomeadamente o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Portalegre e a Agência Regional de Ambiente e Energia do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, diligenciando reflexões sucessivas e recolhas de visões globais, sectoriais e restritas, explorando a adesão voluntária de empresas e participantes.

Nesta sequência, e em resultado do Grupo de Trabalho, foi estabelecido elaborar um documento intitulado “Hidrogénio - Propostas para um Plano de Ação 2020-2030,” como contributo para o arranque das ações e projetos a desenvolver com todos os potenciais stakeholders a envolver.

O documento elenca projetos pertinentes para impulsionar a adesão a investimentos com o Hidrogénio e enquadra-se em três grandes Eixos de Intervenção: Educação e Formação Profissional, Agenda do Hidrogénio para a região do Médio Tejo e Informação e Promoção do Hidrogénio como vetor energético.

Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, referiu-se a este Plano de Ação no decorrer do Fórum Internacional de Mobilidade Sustentável.

Na ocasião, o secretário executivo da CIM do Médio Tejo falou de um “plano com várias componentes, desde uma componente ligada à educação” como também “à informação e à divulgação do Hidrogénio”, estando previstas “algumas iniciativas concretas e inventariadas que dependem muito da oportunidade de financiamento e nas quais estamos a trabalhar e que queremos apresentar publicamente”.

“Este é um projeto em que acreditamos e queremos posicionar os nossos Municípios e as nossas empresas”, afirmou Miguel Pombeiro, tendo falado do trabalho já encetado ao nível da transição energética no Médio Tejo centrado na eficiência energética de diversos edifícios municipais e também na iluminação pública.

Coube a Vasco Estrela, na qualidade de vice-presidente da CIM do Médio Tejo, estar na sessão de abertura do evento, que contou com a presença de José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade e de Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento e vogal do Conselho de Administração da Fundação do Museu Nacional Ferroviário.

 MG 5270 edit

Vasco Estrela (na foto) salientou que é preciso “diversificar as fontes de energia para tornarmos as nossas empresas mais competitivas, de modo a atrair mais investimento, emprego e crescimento para a região”.

O vice-presidente da CIM do Médio Tejo falou em compromisso e no interesse que a região do Médio Tejo tem “em promover o uso do hidrogénio e perceber como é que o pode fazer”.

“Na CIM do Médio Tejo estamos a fazer um trabalho conjunto nesta matéria, com o Instituto Politécnico de Tomar e de Portalegre e, portanto, há muito tempo que andamos a debater esta matéria e encontros como este são importantes para aflorar conhecimento e para capacitar a região relativamente a esta matéria”, vincou.

De seguida, o tema continuou com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, na qual referiu que as atuais emissões de 8 gigatoneladas de CO2 emitidas anualmente podem duplicar até 2050.

IMG 5273 edit

Um cenário que precisa de ser alterado, sobretudo na próxima década, de modo a cumprir as metas definidas no Acordo de Paris, assinado por quase 200 países na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas em 2015, disse José Mendes (na foto). 

O fórum prosseguiu ao longo do dia com várias apresentações, nomeadamente, sobre os Projetos de demonstração financiados pela FCH JU na área dos transportes de mobilidade inteligente; Hidrogénio, células de combustível e mobilidade elétrica nas regiões europeias; Caso de potencial negócio de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio em frotas cativas; Mobilidade Sustentável aplicada ao Transporte Ferroviário de passageiros e a Determinação da dimensão e estratégias operacionais ótimas do grupo de tração baseada em tecnologias de hidrogénio e de armazenamento para responder às necessidades ao nível da mobilidade.

Recorde-se que o hidrogénio apresenta diversas vantagens, nomeadamente, a sua menor pegada de carbono, caso seja produzido a partir de fontes renováveis ou mesmo a partir do gás natural.

A dinâmica internacional em torno deste vetor energético é muito grande, principalmente no Japão, nos EUA e na EU, estando Portugal numa fase ainda muito embrionária desta dinâmica. O assumir da Região do Médio Tejo como uma “Região do Hidrogénio”, além de compromisso semelhante também já assumido pelo município de Torres Vedras, representa um excelente e marcante ponto de partida para inverter o panorama nacional. Ao se tornar pioneira, a Região do Médio Tejo tem claramente vantagens para capitalizar futuros investimentos neste vetor energético, dada a perspetiva de crescente aprendizagem e consolidação de conhecimentos.

 MG 5261 edit

Fotos: CIM do Médio Tejo 

Notícias

Prev Next

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

Médio Tejo na quinta edição da Smart City Expo Curitiba

Depois da participação na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2023, e a convite de Roberto Viruel Marcelino, Diretor de Relações Governamentais iCities, a CIM do Médio...

02-04-2024

Protocolo de colaboração com a Associação Rural Move

Rui Santos, vice-presidente da Associação e Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM A CIM Médio Tejo e a Rural Move, Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa...

26-03-2024

Arquivos do Médio Tejo promovem Encontro sobre o Futuro

“Gestão de informação, desafios, projetos em rede, indicadores de gestão, memória, conhecimento, futuro e arquivos” são apenas algumas palavras que nortearam um dia rico em comunicações e que se dedicou...

25-03-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP