Economia Circular é tema de workshop na CIM do Médio Tejo

 IMG 20191011 103123

É um tema atual, que urge aprofundar e que CIM do Médio Tejo quer pôr na ordem do dia. Neste sentido, a entidade organizou hoje, na sua sede em Tomar, um workshop sobre Economia Circular.

Direcionado aos autarcas e técnicos dos Municípios da região, a sessão destinou-se a identificar e a analisar critérios ecológicos e melhores práticas para a inclusão nos procedimentos de contratação pública, bem como apresentar boas práticas e projetos de economia circular implementados e que possam servir de exemplo.

O arranque dos trabalhos foi levado a cabo por Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, tendo salientado que uma das diretrizes da União Europeia, para o próximo período de programação (2021 a 2027) é a “Economia Circular”, “uma Europa mais verde” e uma atenção focada nas “Alterações Climáticas”.

O secretário executivo explicou que o workshop se enquadrou na candidatura da CIM do Médio, aprovada no âmbito do Aviso n.º 6147/2018 - Apoiar a Economia Circular nas compras públicas, financiada pelo Fundo Ambiental.

IMG 6626 edit

Mais avançou que “está em processo de elaboração um Plano de Economia Circular nas Compras Públicas [da CIMT]. Embora, a ambição é que de facto possa ser um plano que não se vá circunscrever somente à questão das compras públicas”, referiu o responsável, tendo acrescentado que o objetivo é ter-se “uma visão mais abrangente desta temática fundamental na administração local”.

Miguel Pombeiro indicou ainda que o workshop foi apenas uma primeira iniciativa que servirá de mote a outras sobre o tema, uma vez que este é um assunto que se reveste “de grande importância para as autarquias”.

Dadas as boas vindas, passou-se à apresentação do tema. Os convidados e oradores da sessão foram Cláudia Coelho e Carlos Llera, da PWC, empresa que em coordenação com a CIM do Médio Tejo está a trabalhar no “Plano de Economia Circular nas Compras Públicas”.

IMG 20191011 103054

Carlos Llera, da PWC, enumerou vários exemplos onde a Economia Circular já é uma realidade e está cada vez mais a emergir, tendo dado como exemplo a Holanda.

O responsável referiu que para a elaboração do Plano de Economia Circular nas Compras Públicas foi efetuada uma análise das categorias de compras da Central de Compras da CIMT, foi identificada quais os critérios ecológicos e de circularidade para inclusão nas compras da entidade. Foi efetuada uma análise das tendências globais/nacionais em matéria de economia circular e uma análise de melhores práticas implementadas por um conjunto de pares da CIMT em matéria de economia circular.

Realizada a apresentação do Plano de Economia Circular, a adotar pela CIM do Médio Tejo, passou-se à apresentação dos potenciais eixos de atuação e ações a desenvolver sobre a atemática. Auscultou-se os presentes através de um questionário e definiram-se os próximos passos.

O público presente, caracterizado sobretudo pelos técnicos dos municípios, aproveitou para esclarecer dúvidas e tecer alguns comentários sobre o assunto, tendo ficado a CIM do Médio Tejo de dar continuidade ao desenvolvimento e debate do tema em próximas iniciativas a agendar.

 

capa

Fotos CIM do Médio Tejo

Notícias

Prev Next

Médio Tejo assegura projetos de boas práticas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu aprovada uma candidatura da operação “Médio Tejo – Projetos de boas práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas”, apoiado por fundos da...

10-12-2019

PEDIME apresentado publicamente em Alcanena

A convite da Câmara Municipal de Alcanena, Miguel Pombeiro, secretário executivo desta CIM, esteve ontem, dia 4 de dezembro, presente no cineteatro São Pedro, em Alcanena no âmbito da Apresentação...

05-12-2019

CIM do Médio Tejo centrada na aplicação de Medidas de Autoproteção nos Edifícios Municipais

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a operacionalizar um processo que se prende com a qualificação de edifícios no que concerne à implementação de medidas de autoproteção. O projeto, que...

05-12-2019

CIM do Médio Tejo inicia processo para a concessão do serviço público de transporte de passageiros

Foto:DR A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo iniciou, formalmente, o procedimento para o concurso público de concessão do serviço de transporte de passageiros do Médio Tejo. A deliberação, abordada no Conselho Intermunicipal...

04-12-2019

Médio Tejo: Segunda Brigada de Sapadores Florestais entrou ao serviço

Assinalou-se no dia 2 de dezembro a efetivação da segunda Brigada de Sapadores Florestais ao serviço da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. No total ficarão disponíveis e ao serviço dos treze...

03-12-2019

CIMT acolheu “Turismo Acessível – Trabalho em Rede” num ambiente de conhecimento e partilha

Foi num ambiente descontraído, mas bastante profícuo na partilha de experiências e conhecimento, que decorreu na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no passado dia 26 de novembro, o workshop “Turismo...

02-12-2019

CIM do Médio Tejo nas celebrações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres

Comemorou-se ontem, dia 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Alcanena, em parceria com a Comunidade...

26-11-2019

Médio Tejo: Bibliotecas Municipais vão promover a literacia digital

Chama-se Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas (PADES) e vai iniciar brevemente nas Bibliotecas Municipais do Médio Tejo.

22-11-2019

“Turismo acessível – Trabalho em rede” é tema de workshop na CIM do Médio Tejo

  Para iniciar o trabalho no âmbito do Turismo Acessível, a CIM do Médio Tejo em parceria com a Accessible Portugal e a Turismo Centro vão promover, na próxima terça-feira, dia...

21-11-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP