A Região

Caminhos da Água levaram artistas de 7 países ao Médio Tejo

 

caminhos 2019

O segundo ciclo do Caminhos – Programação Cultural em Rede teve lugar nos últimos dois fins de semana em 7 municípios do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha).

Ao palco do Caminhos subiu Manel Cruz (vocalista Ornatos Violeta), o brasileiro Leo Middea e Célia Barroca & O Indifado. O destaque deste ciclo vai para as várias opções de teatro de rua e circo contemporâneo, especialmente para o público mais pequeno.

Os Caminhos da Água, segundo de três ciclos anuais do Caminhos - programa cultural em rede no Médio Tejo – teve lugar de 12 a 14 de julho e 19 a 21 de julho, em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Foram mais de 20 espetáculos gratuitos, entre eles quatro estreias nacionais, com 12 artistas e Companhias de Teatro de Rua e Circo Contemporâneo, de sete países (Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália e Reino Unido), que desaguaram no Médio Tejo para dois fins de semana em que todos os caminhos foram dar à água.

67274078 2692559727421898 3058122267868266496 o

Os Caminhos caracterizam-se pela itinerância de públicos e de artistas. O naufrágio dos franceses Cirque Rouages repetiu-se nos caminhos de Alcanena, Constância e Vila Nova da Barquinha. Já o espetáculo Full Circle dos ingleses Avanti Display passou ou Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

Em Constância, no Largo Cabral Moncada, centenas de pessoas reuniram-se duas noites de seguida para assistir na sexta ao concerto do brasileiro Leo Middea, que misturou ritmos brasileiro com rock, tropicalismo e muito mais, e sábado para o ex-vocalista dos Ornatos Violeta, Manel Cruz, com o seu trabalho a solo, num ano em que regressou ao passado, com três concertos exclusivos esgotados em alguns dos maiores eventos nacionais.

Alguns municípios optaram também por realizar espetáculos do mesmo artistas em vários locais, quase sempre praias fluviais com teatros de rua e circo, dirigidos às crianças, como é o caso de Mimo’s Dixie Band que passou pelo Lago Azul e Dornes no mesmo dia, com grande interação com o público, ou os espanhóis Xa! Teatre que encheram a Praça Barão da Batalha em Abrantes e atuaram no dia seguinte em Vila de Rei (apesar do espetáculo ter sido alterado de local devido aos incêndios).

Mas os Caminhos da Água foram acima de tudo para as crianças: Cinema Insuflável na praia dos Olhos d’Água em Alcanena, o naufrágio dos franceses Cirque Rouages, os argentinos Chimichurri em Mação, os espanhóis XA! TEATRE, o italiano Fausto Giori que performizou “Demenzio”e Aimar & CIA, com o espetáculo ETXEA/CASA/HOME.

Decorre ainda até final de julho um Projeto Comunitário em Ferreira do Zêzere, uma masterclass de formação de novos fotógrafos, com Augusto Brázio e Nelson d’Aires.Os alunos estão a fazer um portfólio em formato digital. A apresentação pública dos trabalhos dos alunos terá a forma de projeção de vídeo com participação de artistas locais a tocar ao vivo.

Uma das bandeiras do Caminhos é o acesso gratuito a toda a programação cultural, durante os três ciclos anuais (Ferro, Água e Pedra), este ano com o seguinte calendário: Caminhos do Ferro de 12 a 14 de abril; Caminhos da Água de 12 a 14 e 19 a 21 julho; e Caminhos da Pedra, de 11 a 13 e 18 a 20 outubro.

Os Caminhos do Ferro percorreram Abrantes, Entroncamento, Tomar e Torres Novas em abril. Os Caminhos da Água mergulham em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila Rei, e Vila Nova da Barquinha em julho. Os Caminhos da Pedra esculpem-se no Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha em outubro.

67249070 2692561330755071 837094748102590464 o

Sobre o Caminhos:

O Caminhos é um projeto que se divide em três ciclos culturais de programação em rede no Médio Tejo, e que envolve 13 municípios. Estreou-se em 2017 com três caminhos a percorrer: os Caminhos do Ferro (abril), os Caminhos da Água (julho) e Caminhos da Pedra (outubro).

O projeto Caminhos surgiu da vontade de 13 municípios em apresentar às suas populações ofertas culturais alternativas, arrojadas e que colocassem o território no mapa artístico e cultural a nível nacional e internacional.

Os grandes objetivos do Caminhos é gerar itinerância de públicos internos, com uma programação cultural diferenciadora, e aumentar o número de visitantes que experienciam, neste período, o território como um todo, como um roteiro turístico e cultural em rede.

Já trouxe ao Médio Tejo alguns dos artistas de maior renome nacional e internacional, com propostas irreverentes e emergentes no panorama atual.

O projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

IMG 1785

Fotos: Câmara Municipal de Abrantes e de Mação 

 

Notícias

Prev Next

CIM Médio Tejo participa em projeto europeu HITTS, hoje aprovado

Foi hoje aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto Interreg Sudoe, em que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é parceira. Na ocasião, procedeu-se à assinatura formal...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

Médio Tejo na quinta edição da Smart City Expo Curitiba

Depois da participação na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2023, e a convite de Roberto Viruel Marcelino, Diretor de Relações Governamentais iCities, a CIM do Médio...

02-04-2024

Protocolo de colaboração com a Associação Rural Move

Rui Santos, vice-presidente da Associação e Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM A CIM Médio Tejo e a Rural Move, Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa...

26-03-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP