A Região

 Os treze municípios que formam o território do Médio Tejo integram noventa e três freguesias, seis das quais elevadas a cidade e dezassete detentoras da categoria de vila. O total de freguesias por concelho oscila entre as treze registadas nos municípios de Abrantes e Ourém (cada) e as duas que formam o Entroncamento.

Os limites regionais são estabelecidos a norte pela freguesia de Pedrógão Pequeno (Sertã), a este pela freguesia de Envendos (Mação), a sul pela freguesia de Bemposta (Abrantes) e a oeste pela União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro (Alcanena). No que respeita às dimensões territoriais, destacam-se as freguesias de Tancos (Vila Nova da Barquinha) e de Bemposta (Abrantes), cujas áreas oscilam entre valores próximos dos 2km2 e dos 190km2, respetivamente.

Área Médio Tejo

FONTES

IGP - Instituto Geográfico Português (CAOP) - informação recolhida em setembro de 2013.

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A rede de caminho de ferro no Médio Tejo é constituída por um total de vinte e seis estações e apeadeiros ativos, situados ao longo dos quatro eixos ferroviários que atravessam oito concelhos e asseguram o transporte de passageiros e mercadorias na região.

Área Médio Tejo

 

LINHA DO NORTE

A Linha do Norte assegura mais de metade do tráfego ferroviário nacional (passageiros e mercadorias) entre as cidades de Lisboa e Porto. Oito das suas estações encontram-se no Médio Tejo, nomeadamente nos concelhos de Torres Novas, Tomar, Ourém e Entroncamento. Na estação do Entroncamento é assegurada a ligação à Linha da Beira Baixa e na estação da Lamarosa (Torres Novas) faz-se o transbordo para o Ramal de Tomar. O transporte de mercadorias realizado nesta linha engloba alguns ramais e terminais ferroviários afetos a operadores logísticos.

Estações e apeadeiros no Médio Tejo (sentido Lisboa-Porto)

  • Riachos-Torres Novas-Golegã
  • Entroncamento
  • Lamarosa
  • Paialvo
  • Fungalvaz
  • Fátima-Chão de Maçãs
  • Seiça-Ourém
  • Caxarias

LINHA DA BEIRA BAIXA

Na Linha da Beira Baixa é efetuado o transporte de passageiros e mercadorias entre as estações do Entroncamento e da Guarda, consistindo no eixo ferroviário com maior número interfaces na região do Médio Tejo. As treze estações e apeadeiros do Médio Tejo distribuem-se pelos concelhos de Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Constância, Mação e Abrantes, sendo que no último município (estação de Abrantes) é assegurada a ligação à Linha do Leste. Nesta linha entroncam diversos ramais ferroviários industriais, destacando-se os que abastecem a Caima (celulose) e a Central Termoelétrica do Pego (carvão), localizadas nos municípios de Constância e Abrantes, respetivamente.

Estações e apeadeiros no Médio Tejo (sentido Entroncamento-Guarda)

  • Entroncamento
  • Vila Nova da Barquinha
  • Tancos
  • Almourol
  • Praia do Ribatejo-Constância
  • Santa Margarida
  • Tramagal
  • Abrantes
  • Alferrarede
  • Mouriscas-A
  • Alvega-Ortiga
  • Barragem de Belver
  • Barca da Amieira-Envendos

RAMAL DE TOMAR

O serviço de transporte de passageiros no Ramal de Tomar em direção à cidade que lhe dá nome, tem início na linha do Norte, mais especificamente na estação da Lamarosa. O resto do percurso inclui outras seis estações situadas no município tomarense.

Estações e apeadeiros (sentido Lamarosa-Tomar)

  • Lamarosa
  • Soudos-Vila Nova
  • Carrascal-Delongo
  • Curvaceiras
  • Santa Cita
  • Carvalhos de Figueiredo
  • Tomar

LINHA DO LESTE

A Linha do Leste garante a ligação à fronteira espanhola, junto a Elvas, e destina-se ao transporte exclusivo de mercadorias desde 2012. O percurso ferroviário parte do troço da Linha da Beira Baixa que atravessa a região, sendo a estação de Abrantes o único interface ativo desta linha no Médio Tejo desde a supressão do serviço ferroviário de passageiros.

Estações e apeadeiros no Médio Tejo (sentido Abrantes-Elvas)

  • Abrantes
  • Bemposta-São Facundo (desativada)

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