EUROPE DIRECT e Oeste CIM apresentam em Caldas da Rainha APOIOS DA UNIÃO EUROPEIA PARA A REGIÃO

APOIOS

No próximo dia 21 de abril, a partir das 14h30 no auditório das instalações da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), nas Caldas da Rainha, o Centro da União Europeia, EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, e a Oeste CIM, apresentam o Programa Europa Criativa e o Programa CERV (Citizens, Equality, Rights and Values) – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo.

O novo ciclo decorre entre 2021-2027 com um enquadramento financeiro na ordem dos 2.44 mil milhões de Euros, um aumento de cerca de 50% face ao ciclo anterior.

Trata-se de um programa de cofinanciamento a fundo perdido, sem quotas por países, no qual impera a competição direta entre projetos.

Esta sessão de apresentação do Europa Criativa nas Caldas da Rainha incidirá sobre a Vertente Cultura, que abrange todos os sectores da cultura e da criação (com exceção dos sectores audiovisual e cinematográfico), no sentido de apresentar as diferentes linhas de financiamento.

O Centro de Informação Europa Criativa em Portugal tem como órgão Coordenador o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA, IP), sendo cofinanciado pelo ICA, IP e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural (GEPAC) do governo português.

O programa europeu CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, integrado no fundo da União Europeia para a justiça, resulta da fusão do anterior programa “Europa para os cidadãos” com o anterior programa “Direitos Igualdade e cidadania”.

Tem como principal objetivo promover os valores e direitos consagrados nos Tratados, na Carta e nas Convenções internacionais dos direitos humanos.

O programa apoia organizações da sociedade civil, ativas a nível local, regional, nacional e transnacional, na promoção dos valores e direitos da União, reforçando, assim, o respeito pelo Estado de direito e contribuindo para a construção de uma União mais democrática.

Pretende contribuir para aumentar o conhecimento e a consciência a respeito dos valores e direitos dos cidadãos, tais como a igualdade e a não discriminação, os direitos da criança, a proteção de dados, os direitos de cidadania da UE, em geral.

Pretende ainda contribuir para promover a integração de género e a não-discriminação, a prevenção e o combate à violência baseada no género, bem como todas as formas de violência contra as crianças e outros grupos vulneráveis.

O programa CERV visa promover a participação dos cidadãos na vida democrática da UE e aumentar o conhecimento e a sensibilização para a história comum europeia.

O Ministério da Justiça é a entidade designada pela Comissão Europeia como Ponto de Contato Nacional para o programa CERV.

O EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo é um Centro de Informação Oficial da Comissão Europeia, integrado numa Rede Europeia, constituindo-se num ponto de acesso para todos os que se interessam e queiram saber mais sobre a União Europeia. Tem como território de intervenção os 12 concelhos da Região Oeste, os 11 concelhos da Região Lezíria do Tejo e os 13 concelhos da Região Médio Tejo.

A sessão é dirigida a Organizações sem fins lucrativos, Autarquias e outras entidades públicas e a estruturas e organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que estejam ativas numa ou mais áreas culturais e criativas e que queiram apostar na sua internacionalização.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ou 262 085 044. Sujeita à capacidade da sala.

*Nota de Imprensa de: EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo

Notícia relacionada - o Programa Europa Criativa e o Programa – já foi apresentado na CIM Médio Tejo:

https://mediotejo.pt/index.php/comunicacao/noticias/83-pt/comunicacao/noticias/1696-europe-direct-e-cim-medio-tejo-apresentam-em-tomar-apoios-da-uniao-europeia-para-a-regiao

Notícias

Prev Next

4.° Encontro de Museus do Médio Tejo, em Ourém

O Município de Ourém acolherá o próximo Encontro de Museus do Médio Tejo, que terá lugar no próximo dia 21 de novembro no Teatro Municipal de Ourém. Sendo o tema desta...

15-11-2022

Sabe como Aceder ao PressReader?

As Bibliotecas Municipais do Médio Tejo dispõem do serviço PressReader que permite a aceder a milhares de publicações nacionais e internacionais à distância de um clique. A iniciativa surgiu pela Rede...

07-11-2022

2022 foi ano de Art & Tur no Médio Tejo

O festival ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo decorreu este ano em Ourém, de 25 a 28 de outubro. Foi a primeira vez que este Festival trilhou o Médio...

03-11-2022

Novo serviço de transporte entre Vila Nova da Barquinha e Zibreira

Com o intuito de garantir uma oferta de transporte público coletivo que consiga dar respostas às principais necessidades de deslocação dos trabalhadores da região e permita potenciar a utilização do...

21-10-2022

Projeto intermunicipal para a promoção do sucesso educativo continua a ser uma aposta no Médio Tejo

O PEDIME - Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação é um programa inovador e integrado de Combate ao Insucesso Escolar, visa essencialmente a prossecução das metas de diminuição do insucesso...

20-10-2022

CIM do Médio Tejo operacionaliza transferência de competências no domínio da ação social respetivamente as competências das plataformas supraconcelhias

  Na sequência da publicação da Lei n.º 50/2018 de 16 de agosto de 2018 foi estabelecido o quadro da transferência de competências paras as autarquias locais e para as entidades...

19-10-2022

Curso de Formação dirigido a docentes do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a temática da Violência

No âmbito do Projeto Maria II, a CIM do Médio Tejo vai promover um curso de Formação dirigido a docentes do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a temática...

17-10-2022

Brigadas Operacionais de Sapadores Florestais - atividade

A CIM do Médio Tejo tem ao serviço duas brigadas operacionais de Sapadores Florestais, que atuam sobre a nossa região exercendo atividades de silvicultura e defesa da floresta.

11-10-2022

Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID)

Os ENCONTROS PNAID 2022 reúnem as melhores oportunidades de investimento tendo como elemento central a nossa Diáspora. O estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em Portugal...

04-10-2022

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP