III Encontro dos Museus regressou com entusiasmo ao IPT e abordou o tema da Educação

IMG 8807

Foi com grande entusiasmo que o III Encontro dos Museus do Médio Tejo regressou no dia 8 de novembro ao auditório Dr. Júlio das Neves, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), reunindo vários interessados nesta temática.

Numa organização da Rede de Museus, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e do IPT, o evento decorreu subordinado ao tema: “Museus e a Educação 2021”, tendo sido assegurada a sua transmissão online para quem não teve oportunidade de estar presente.

A sessão de abertura da sessão foi assegurada por Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a quem se juntou Rita Jerónimo, em representação da Direção Geral do Património Cultural, João Coroado presidente do Instituto Politécnico de Tomar e Margarida Moleiro representante da Rede dos Museus do Médio Tejo.

Na ocasião, Anabela Freitas recordou o arranque da Rede de Museus na CIM do Médio Tejo, referindo que a mesma surgiu com três propósitos concretos:

“Uma primeira vertente patrimonial, seja ela material ou imaterial, enquanto peça de memória coletiva dos povos e tradições da nossa região”, uma segunda vertente, a questão “educacional hoje abordada neste III Encontro” e uma terceira vertente dedicada à “coesão territorial, de modo a que os museus possam ser um elemento agregador e potenciador da coesão territorial do Médio Tejo”.

Mais acrescentou que para se promover a coesão territorial dos territórios é necessário “um triângulo virtuoso”, existente no Médio Tejo: “a instituição do ensino superior, o conhecimento, e hoje estamos no sítio certo (…) o poder público assente numa autarquia ou numa CIM, no nosso caso na CIM do Médio Tejo e em terceiro os privados”.

“Se queremos associar os museus a experiências com uma dimensão económica, temos de trabalhar necessariamente com os privados”, salientou Anabela Freitas.

Reconhecendo as instituições culturais como campo educativo e as instituições educativas como polos culturais, a Rede de Museus do Médio Tejo trouxe ao longo de todo o dia a debate as práticas dos parceiros da Rede neste âmbito.

Para o efeito, a Rede convidou para o debate experiências nacionais e internacionais, observadas e/ou efetivadas por equipas de museus, investigadores e museólogos, para discutir que papel podem ter os museus nesta travessia para um novo paradigma entre agentes culturais, educativos (formais/não-formais) e científicos.

A conferência inaugural foi assegurada por Denise Pollini, com o tema “Como podem os museus através dos «serviços educativos/programas de educação não formal» ser ativos e ativistas nas sociedades em que se inserem?”

Seguidamente, o dia foi marcado pela realização de quatro painéis muito interessantes e com especialistas que deram uma abordagem do trabalho realizado em várias áreas a nível local e nacional.

“O Plano Nacional das Artes em Ação e no Terreno”, “Recuperando Laços e Afetos: Museus e Público Escolar em Tempos de Desconfinamento”, “Relação Museus-Ensino Universitário: parceiros de sempre à procura de novos sentidos” e “o Museu como meio e ferramenta de ação e de educação de e para as comunidades” foram os temas abordados e que contaram com intervenções muito interessantes e profícuas para os trabalhos desenvolver nos museus.

Os últimos momentos deste III Encontro contaram com a presença de Mário Moutinho, vice-presidente do MINOM-Movimento Internacional da Nova Museologia e reitor da Universidade Lusófona, tendo uma vasta obra produzida sobre Museologia Social e Sociomuseologia e também como percussor do Museu Comunitário de Monte Redondo (Leiria).

Para o ano, a Rede de Museus pretende voltar com mais um Encontro. Até lá, todos os museus do Médio Tejo aguardam uma visita!

 

 

Notícias

Prev Next

4.° Encontro de Museus do Médio Tejo, em Ourém

O Município de Ourém acolherá o próximo Encontro de Museus do Médio Tejo, que terá lugar no próximo dia 21 de novembro no Teatro Municipal de Ourém. Sendo o tema desta...

15-11-2022

Sabe como Aceder ao PressReader?

As Bibliotecas Municipais do Médio Tejo dispõem do serviço PressReader que permite a aceder a milhares de publicações nacionais e internacionais à distância de um clique. A iniciativa surgiu pela Rede...

07-11-2022

2022 foi ano de Art & Tur no Médio Tejo

O festival ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo decorreu este ano em Ourém, de 25 a 28 de outubro. Foi a primeira vez que este Festival trilhou o Médio...

03-11-2022

Novo serviço de transporte entre Vila Nova da Barquinha e Zibreira

Com o intuito de garantir uma oferta de transporte público coletivo que consiga dar respostas às principais necessidades de deslocação dos trabalhadores da região e permita potenciar a utilização do...

21-10-2022

Projeto intermunicipal para a promoção do sucesso educativo continua a ser uma aposta no Médio Tejo

O PEDIME - Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação é um programa inovador e integrado de Combate ao Insucesso Escolar, visa essencialmente a prossecução das metas de diminuição do insucesso...

20-10-2022

CIM do Médio Tejo operacionaliza transferência de competências no domínio da ação social respetivamente as competências das plataformas supraconcelhias

  Na sequência da publicação da Lei n.º 50/2018 de 16 de agosto de 2018 foi estabelecido o quadro da transferência de competências paras as autarquias locais e para as entidades...

19-10-2022

Curso de Formação dirigido a docentes do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a temática da Violência

No âmbito do Projeto Maria II, a CIM do Médio Tejo vai promover um curso de Formação dirigido a docentes do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a temática...

17-10-2022

Brigadas Operacionais de Sapadores Florestais - atividade

A CIM do Médio Tejo tem ao serviço duas brigadas operacionais de Sapadores Florestais, que atuam sobre a nossa região exercendo atividades de silvicultura e defesa da floresta.

11-10-2022

Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID)

Os ENCONTROS PNAID 2022 reúnem as melhores oportunidades de investimento tendo como elemento central a nossa Diáspora. O estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em Portugal...

04-10-2022

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP