Transporte a Pedido está entre os finalistas do Prémio REGIOSTARS 2021

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O Transporte a Pedido, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, está entre os finalistas do Prémio REGIOSTARS 2021, sendo o único projeto português finalista.

O Prémio REGIOSTARS é uma competição anual, organizada pela Comissão Europeia, que tem como objetivo identificar boas práticas no desenvolvimento das comunidades. Como também, tem por objetivo destacar projetos inovadores financiados pela União Europeia, que possam ser inspiradores e replicados por outras regiões.

O Transporte a Pedido está entre os 214 projetos, que apresentaram as suas candidaturas, sendo um dos finalistas ao prémio.

Nos últimos anos, centenas de projetos na Europa têm competido nas cinco categorias do REGIOSTARS: Europa Inteligente, Europa Verde, Europa Justa, Europa Urbana e o tema do ano, que em 2021 é a valorização da mobilidade verde da ferrovia nas regiões.

A votação para eleger o vencedor está aberta e para se proceder à mesma basta entrar no site https://regiostarsawards.eu/  e no canto superior de cada projeto clicar. Os vencedores do concurso são conhecidos a 2 de dezembro de 2021.

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Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, congratula-se com o facto do projeto Transporte a Pedido estar entre os finalistas, recordando que “esta competição não é fácil, pois são muitos e bons projetos em concurso”.

Mais adianta que “o serviço de Transporte a Pedido tem contribuído para a qualidade de vida dos cidadãos, aproximando-os dos serviços essenciais. É um projeto que abrange praticamente todo o território do Médio Tejo e sobre o qual queremos continuar a investir e a apostar”.

O Transporte a Pedido é um projeto pioneiro em Portugal, é uma solução inovadora e flexível de transporte público de passageiros sobretudo para as zonas mais rurais da região centro do país, que apresentam concelhos com baixa densidade populacional e onde a oferta de transporte público é escassa.

O projeto, que oferece 70 rotas e é utilizado por 1.200 passageiros/mês, provou a sua sustentabilidade ambiental e económica, contribuindo significativamente para a inclusão social. Tais resultados têm levado à sua replicação em outras regiões do país.

Recorde-se que o Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro tem que efetuar previamente a reserva da viagem de modo a assegurar a sua viagem uma vez que as viaturas só se deslocam às paragens que tiverem reservas.

As reservas poderão ser efetuadas até às 15h00 do dia anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226 (disponível aos dias úteis das 09h00 às 15h00) ou reserva online através do endereço http://transporteapedido.mediotejo.pt/Reservas.

Mais informações sobre o serviço de Transporte a Pedido em: https://mediotejo.pt/index.php/transporte-a-pedido

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