CIM do Médio Tejo vê candidatura aprovada para a formação na área da violência doméstica

projeto maria 3

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu aprovada, no dia 25 de agosto, uma candidatura que se destina à Formação de Públicos Estratégicos.

Com a implementação desta candidatura, a CIM do Médio Tejo conta iniciar três cursos a partir de novembro de 2020 destinados ao público em geral. 

Formação de agentes qualificados que atuem no domínio da violência doméstica e/ou prevenção da vitimização ou revitimização desta, destinada aos técnicos de apoio à vítima (TAV); Formação de profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – violência doméstica entre pessoas do mesmo sexo e Avaliação e Gestão de Riscos de Violência Doméstica são os três cursos de formação previstos a concretizar.

Através da operacionalização destes cursos, a CIM do Médio Tejo pretende desenvolver um plano de formação específico na área da violência doméstica, violência de género e violência contra as mulheres, com o objetivo de dotar de conhecimentos e competências os técnicos de intervenção das estruturas dos municípios de apoio e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e a todos aqueles que são pertença das entidades das Redes Locais de Resposta Integrada à Violência Doméstica da região do Médio Tejo e ao público em geral.

Para o efeito, os cursos de formação a dinamizar são realizados com base nos referenciais da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

De referir que a CIM do Médio Tejo, desde algum tempo, dinamiza e participa em grupos de trabalho na área social, sendo também membro da Plataforma Supraconcelhia da Rede Social do Médio Tejo.

É no âmbito da sua atuação regional, e mais concretamente pela participação neste tipo de fóruns, que esta CIM tem tomado conhecimento da realidade e, com isso, tem procurado, conjuntamente com os seus parceiros, soluções para os problemas identificados.

Neste contexto, e na sequência da experiência que já detém na área da formação e por considerar que há um caminho ainda a percorrer ao nível da qualificação dos técnicos de intervenção, a CIM do Médio Tejo considera ser uma grande mais valia a implementação desta candidatura pelo nosso território.

De salientar que a CIM do Médio Tejo desenvolveu um Plano de Desenvolvimento Social Intermunicipal o qual detém o diagnóstico social regional. Neste diagnóstico é abordada a existência de necessidades formativas nas áreas temáticas da igualdade de género e violência doméstica e de género. Este Plano encontra-se agora em implementação na região do Médio Tejo, pelo que esta candidatura será de facto uma mais valia e um complemento na sua execução.

Esta candidatura foi aprovada pelo POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, contando a sua concretização com o seu financiamento.

Em breve, a CIM do Médio Tejo dará mais informações detalhadas sobre os cursos de formação a ministrar a partir de novembro de 2020.

Foto ilustrativa 

 

Notícias

Prev Next

Novos circuitos do Transporte a Pedido previstos no concelho de Tomar

O concelho de Tomar será, brevemente, abrangido por novos circuitos do serviço de Transporte a Pedido (TAP), da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

22-10-2020

II Encontro dos Museus do Médio Tejo tem inscrições abertas

  “Museus em tempos de pandemia” é o tema do II Encontro da Rede de Museus do Médio Tejo-RMMT que se realiza no dia 9 de novembro, ao longo de todo...

20-10-2020

Seminário sobre violência doméstica resulta em dia de partilha e de consciencialização

Um dia de emoções, partilha de experiências e de conhecimentos para o combate à violência doméstica foi o resultado do dia de ontem, 15 de outubro, no Centro Cultural Elvino...

16-10-2020

Queremos “caminhar” em 2021

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios não levaram a efeito os dois ciclos do projeto Caminhos - Programação Cultural em Rede no Médio Tejo: Caminhos do...

24-09-2020

CIM do Médio Tejo vê candidatura aprovada para a formação na área da violência doméstica

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu aprovada, no dia 25 de agosto, uma candidatura que se destina à Formação de Públicos Estratégicos.

22-09-2020

6.ª reunião extraordinária da CIM do Médio Tejo descentralizada em Alcanena

Teve lugar na manhã de hoje, dia 17 de setembro, a 6.ª reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no auditório municipal dos Paços do Concelho, em...

17-09-2020

Pisa para as Escolas marca arranque do ano letivo no Médio Tejo

O arranque do ano letivo 2020/2021 traz novidades no Médio Tejo. Chama-se PISA para as Escolas e vai ser uma realidade para os alunos da nossa região.

16-09-2020

Médio Tejo: CIM e Municípios solicitam reunião à tutela sobre a Depressão Elsa

  O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, realizado no passado dia 10 de setembro, deliberou, por unanimidade, solicitar uma reunião, com caracter de urgência, ao Secretário de Estado da...

15-09-2020

Fenómeno da Violência Doméstica é tema de Seminário

“Reflexões sobre o fenómeno da violência doméstica” é o mote do Seminário que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios vão levar a cabo no próximo dia...

14-09-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP