Comunidade Intermunicipal apresenta Médio Tejo Adapta -(se) às Escolas

Borboleta-02

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou no dia 30 de janeiro, na sua sede em Tomar, o projeto Médio Tejo Adapta -(se) às escolas do nosso território.

Os docentes e diretores dos Agrupamentos do Médio Tejo ficaram a conhecer o propósito do projeto e as diversas ações que o mesmo compreende.

No arranque da sessão, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, afirmou que a temática das Alterações Climáticas é uma preocupação da CIM “e tem assumido bastante relevância no nosso território”, dando como exemplo a ocorrência da Depressão Elsa, no passado mês de dezembro, que causou prejuízos no Médio Tejo na ordem dos 7 ME.

O responsável evidenciou que a CIM do Médio Tejo tem estado “desde 2017 a trabalhar esta questão através do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Médio Tejo (PIAAC- MT), que está a ser aplicado em todo o território com ações concretas.

Deste plano, resultam intervenções “muito vastas” nomeadamente, direcionadas para a área da comunicação, divulgação e sensibilização. Neste sentido, explicou o secretário executivo que a CIM do Médio Tejo candidatou ao PO SEUR uma candidatura diretamente ligada a estas áreas. Com a candidatura aprovada, chega o momento de começar a trabalhar com as escolas.

Na sessão de ontem, a CIM do Médio Tejo comunicou que vai distribuir diversos materiais de comunicação e sensibilização sobre as Alterações Climáticas (newsletter, brochuras, livros, folhetos, e/ou outro tipo de material), e ainda uma aplicação/jogo educacional e interativo relacionado com a problemática. Todos os produtos criados e executados no âmbito desta ação serão também disponibilizados em formato digital, num site que ficará brevemente disponível.

A CIM do Médio Tejo vai garantir a distribuição gratuita dos materiais para cumprir os objetivos propostos, que é de fazer chegar a mensagem e o alerta ao maior número possível de alunos, em concreto do 1º, 2º, 3º ciclos e secundário.

Neste projeto, pretende-se também a realização de uma exposição temporária (rotativa) a ser realizadas em escolas, de modo a serem expostas temáticas relacionadas com as Alterações Climáticas, sobretudo recorrendo a exemplos onde seja visível o seu impacto.

Para além destas iniciativas, está ainda prevista a realização de um concurso de ideias, caminhadas temáticas, palestras ou workshops, entre outras ações de sensibilização.

Esclarecidas as questões dos docentes e diretores presentes, definiu-se um plano de trabalho que vai arrancar, brevemente, no território, tendo como objetivo despertar e levar às escolas este tema, que se reveste de grande importância.

O Médio Tejo Adapta-(se) enquadra-se na candidatura ao aviso PO SEUR - 08-2017-20 “Ações imateriais - Produção de informação e conhecimento (cartografia) e ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas”, eixo prioritário 2 “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”.

Este projeto compreende um investimento total de cerca de 375.150,00€ e 281.362,50€ de fundo de coesão.

(Na foto principal - a mascote do projeto)

 

 

 

 

Notícias

Prev Next

Rede de transportes para todos os passageiros do Médio Tejo com novo aumento da oferta a partir de 1 de junho

Com o arranque das aulas presenciais para os alunos do ensino secundário e com a abertura de um conjunto de serviços no dia 18 de maio, considerou a CIM do...

29-05-2020

Médio Tejo: Abertura gradual de Museus deve considerar recomendações de boas práticas

Desde o passado dia 18 de maio, que os Museus poderão abrir as suas portas ao público, após o período de confinamento social. Neste sentido, a Rede de Museus do...

21-05-2020

Rede de transporte alargada e gratuita para todos os passageiros do Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus Municípios associados, em estreita articulação com os Operadores de Transporte, procederam ao alargamento da rede de serviços essenciais de transporte, vigente...

16-05-2020

Programa Caminhos suspenso

Devido à situação epidemiológica do Coronavírus – COVID-19 que assola o país, a CIM do Médio Tejo e os seus municípios associados decidiram no Conselho Intermunicipal, do dia 14 de...

15-05-2020

BTL agendada para 3 a 7 março de 2021

A Bolsa de Turismo de Lisboa já não se irá concretizar de 27 a 31 de maio de 2020, como inicialmente tinha sido comunicado, tendo a sua entidade organizadora, a...

12-05-2020

Utilização de Máscaras de Proteção

Segundo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) o uso de máscaras faciais pelas pessoas em geral passa a ser considerado quando houver um número elevado de pessoas num espaço interior fechado...

11-05-2020

Rede gratuita garante transporte às principais ligações do Médio Tejo

Apostada em garantir o transporte público a todos os cidadãos que necessitem de se deslocar nesta fase de pandemia que o país atravessa, a CIM do Médio Tejo, em parceria...

29-04-2020

CIM do Médio Tejo distribui pelos municípios Equipamento de Proteção Individual

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de equipamentos de proteção civil e material diverso, que começaram a ser entregues junto dos seus municípios associados.

27-04-2020

Rede de serviços mínimos de transporte já disponível

Dia 27 de abril entra em vigor uma rede gratuita de serviços mínimos de transporte para os cidadãos do Médio Tejo, que necessitem de utilizar o transporte público. Esta rede...

24-04-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP