Ministra no Médio Tejo para esclarecer Descentralização

Foto mesa edit

“Estamos prontos para em 2021 termos a totalidade das competências”, foi desta forma que Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, resumiu a reunião realizada ontem, na sede da CIM, em Tomar, com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão e do secretário de estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

Os autarcas estiveram reunidos com os governantes para esclarecerem dúvidas e proferirem comentários sobre o processo de descentralização de competências aos organismos da administração local.

Em resumo, a presidente da CIM do Médio Tejo referiu que “os envelopes financeiros são efetivamente importantes, mas para nós o mais importante é desbravar algum caminho junto das estruturas intermédias”.

Anabela Freitas recordou que “foram criadas comissões de acompanhamento” para cada área a descentralizar e que essas reuniões “estão a correr bem”.

“Há um conjunto de competências que vamos aceitar em 2020 e estamos prontos para em 2021 termos a totalidade das competências”, salientou.

Para a presidente da CIM do Médio Tejo, este é um processo importante para o cidadão comum “para que os seus problemas sejam resolvidos na hora e “é um caminho para a regionalização”.

Após a reunião com os autarcas do Médio Tejo, Alexandra Leitão fez um balanço muito positivo da sessão, dando conta que foi uma “reunião muito proveitosa e que correu francamente bem”.

“Há algumas dúvidas quanto a questões concretas, mas o que se retirou daqui hoje é de que a descentralização é o caminho e que os autarcas estão, de modo geral, alinhados com o processo”, disse.

“A vontade do Governo é que se mantenham os prazos que estão referidos no diploma e vamos trabalhar muito, sobretudo com as autarquias”, salientou a ministra.

Recorde-se que a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública iniciou este mês o Roteiro para a Descentralização, acompanhada do secretário de Estado Jorge Botelho, num périplo para recolher dúvidas, sugestões, críticas e dificuldades sentidas, que vai decorrer até ao início da segunda semana de fevereiro.

 

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo consegue parecer favorável e avança com projeto de Hidrogénio

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) conseguiu um parecer favorável da sua Manifestação Interesse quanto ao “Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI) Hidrogénio”, no passado dia 27 de...

31-07-2020

Castelo do Bode em destaque na sessão de apresentação das Estações Náuticas do Centro

A praia fluvial de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei, foi o palco escolhido para a sessão oficial de apresentação das Estações Náuticas do Centro de Portugal, no dia...

30-07-2020

Protocolos formalizam arranque dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante no Médio Tejo

A reunião do Conselho Intermunicipal desta quinta-feira, dia 30 de julho, ficou marcada pela assinatura dos protocolos celebrados com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e os municípios...

30-07-2020

Estação Náutica de Castelo do Bode representada no novo portal NauticalPortugal

  Hoje, pelas 16h00, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar irá apresentar o Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal (ENP) – www.nauticalportugal.com. Neste novo portal encontra-se...

16-07-2020

São hoje conhecidas as Maravilhas da Cultura Popular do distrito de Santarém

Hoje realiza-se o programa da final distrital de Santarém relativo à eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a ser emitido a partir de Mação, em concreto da praia fluvial...

15-07-2020

Autarcas do Médio Tejo recebem placas dos Espaços M

As placas identificativas dos Espaços M, do Projeto Maria, foram entregues aos autarcas do Médio Tejo na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada no dia 9 de julho.

13-07-2020

Rede de Ofertas Profissionalizantes para o ano letivo 2020/2021

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo coordena o processo de concertação das ofertas formativas profissionalizantes para o Médio Tejo do qual fazem parte os Agrupamentos de Escola / Escolas Não...

08-07-2020

Assembleia Intermunicipal aprova Relatório de Gestão e apresenta atividade da CIM do Médio Tejo

  A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo reuniu ontem, dia 30 de junho, com a presença dos líderes de bancada, nas suas instalações em Tomar, e em videoconferência com...

01-07-2020

Rede de serviços essenciais de transporte em vigor

Encontra-se em funcionamento, no Médio Tejo, uma rede de serviços essenciais de transporte público, que vai ficar vigente durante todo o período de férias escolares.

01-07-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP