III Encontro dos Museus regressou com entusiasmo ao IPT e abordou o tema da Educação

IMG 8807

Foi com grande entusiasmo que o III Encontro dos Museus do Médio Tejo regressou no dia 8 de novembro ao auditório Dr. Júlio das Neves, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), reunindo vários interessados nesta temática.

Numa organização da Rede de Museus, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e do IPT, o evento decorreu subordinado ao tema: “Museus e a Educação 2021”, tendo sido assegurada a sua transmissão online para quem não teve oportunidade de estar presente.

A sessão de abertura da sessão foi assegurada por Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a quem se juntou Rita Jerónimo, em representação da Direção Geral do Património Cultural, João Coroado presidente do Instituto Politécnico de Tomar e Margarida Moleiro representante da Rede dos Museus do Médio Tejo.

Na ocasião, Anabela Freitas recordou o arranque da Rede de Museus na CIM do Médio Tejo, referindo que a mesma surgiu com três propósitos concretos:

“Uma primeira vertente patrimonial, seja ela material ou imaterial, enquanto peça de memória coletiva dos povos e tradições da nossa região”, uma segunda vertente, a questão “educacional hoje abordada neste III Encontro” e uma terceira vertente dedicada à “coesão territorial, de modo a que os museus possam ser um elemento agregador e potenciador da coesão territorial do Médio Tejo”.

Mais acrescentou que para se promover a coesão territorial dos territórios é necessário “um triângulo virtuoso”, existente no Médio Tejo: “a instituição do ensino superior, o conhecimento, e hoje estamos no sítio certo (…) o poder público assente numa autarquia ou numa CIM, no nosso caso na CIM do Médio Tejo e em terceiro os privados”.

“Se queremos associar os museus a experiências com uma dimensão económica, temos de trabalhar necessariamente com os privados”, salientou Anabela Freitas.

Reconhecendo as instituições culturais como campo educativo e as instituições educativas como polos culturais, a Rede de Museus do Médio Tejo trouxe ao longo de todo o dia a debate as práticas dos parceiros da Rede neste âmbito.

Para o efeito, a Rede convidou para o debate experiências nacionais e internacionais, observadas e/ou efetivadas por equipas de museus, investigadores e museólogos, para discutir que papel podem ter os museus nesta travessia para um novo paradigma entre agentes culturais, educativos (formais/não-formais) e científicos.

A conferência inaugural foi assegurada por Denise Pollini, com o tema “Como podem os museus através dos «serviços educativos/programas de educação não formal» ser ativos e ativistas nas sociedades em que se inserem?”

Seguidamente, o dia foi marcado pela realização de quatro painéis muito interessantes e com especialistas que deram uma abordagem do trabalho realizado em várias áreas a nível local e nacional.

“O Plano Nacional das Artes em Ação e no Terreno”, “Recuperando Laços e Afetos: Museus e Público Escolar em Tempos de Desconfinamento”, “Relação Museus-Ensino Universitário: parceiros de sempre à procura de novos sentidos” e “o Museu como meio e ferramenta de ação e de educação de e para as comunidades” foram os temas abordados e que contaram com intervenções muito interessantes e profícuas para os trabalhos desenvolver nos museus.

Os últimos momentos deste III Encontro contaram com a presença de Mário Moutinho, vice-presidente do MINOM-Movimento Internacional da Nova Museologia e reitor da Universidade Lusófona, tendo uma vasta obra produzida sobre Museologia Social e Sociomuseologia e também como percussor do Museu Comunitário de Monte Redondo (Leiria).

Para o ano, a Rede de Museus pretende voltar com mais um Encontro. Até lá, todos os museus do Médio Tejo aguardam uma visita!

 

 

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo ultrapassa execução prevista para 2021 no âmbito do Centro 2020

Escola de Sardoal A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo alcançou uma execução de cerca de 69% do seu Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT). Esta execução do PDCT da CIM do...

10-01-2022

Sapadores da CIM do Médio Tejo fecham o ano com balanço positivo

Entre janeiro e novembro de 2021 as duas brigadas operacionais de Sapadores da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com cinco elementos cada, realizaram um trabalho intensivo de silvicultura preventiva em...

30-12-2021

Assembleia Intermunicipal: Deputados tomam posse e aprovam orçamento da CIM para 2022

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo reunida no passado dia 27 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Tomar, aprovou por maioria o Plano e Orçamento para 2022 da...

29-12-2021

Conheça a rede de serviços de transporte público para o período das férias escolares

No decorrer desta semana entra em funcionamento, no Médio Tejo, uma rede de serviços de transporte público para o período das férias escolares. Com o término das aulas, esta rede de transportes...

22-12-2021

Oportunidade de Emprego para Psicólogo/a

  Área: Prestação de Serviços na Modalidade de Contrato de Avença na Área da Psicologia (para apoio psicológico e psicoterapêutico direcionado a crianças e jovens vítimas de violência doméstica na região...

17-12-2021

Sapadores da CIM avançam com trabalho de silvicultura no Médio Tejo

Focados nos trabalhos de silvicultura preventiva, as Brigadas de Sapadores da CIM do Médio Tejo continuam a realizar um conjunto de intervenções florestais nos treze concelhos do Médio Tejo. Os trabalhos de silvicultura...

03-12-2021

Transporte a Pedido vence Prémios RegioStars da Comissão Europeia

O projeto “Transporte a Pedido”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, venceu o Prémio Regiostars 2021, “Escolha do Público” na categoria “Valorização da mobilidade verde na ferrovia das...

02-12-2021

Adiamento dos Encontros PNAID 2021

  Os Encontros PNAID são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior. No passado dia 30 de novembro, emitiram...

02-12-2021

CIM do Médio Tejo disponibiliza conjunto de medidas educacionais para as escolas

O Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação reuniu no passado dia 22 de novembro, na Biblioteca Pública de Tomar. Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, evidenciou a importância...

26-11-2021

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP