CIM do Médio Tejo e Municípios dão passos no Desenvolvimento Social Integrado da região

pedime artigo

IMG 6332 editada

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo recebeu no dia 10 de setembro, na sua sede em Tomar, a apresentação do Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado do Médio Tejo.

O Plano resulta do Grupo de Trabalho de Inclusão Social do Médio Tejo e foi apresentado pelo professor Rogério Roque Amaro, da Global Decide - Associação para a Democracia, a Cidadania e o Desenvolvimento, perante uma sala repleta de técnicos superiores e autarcas da área social dos treze Municípios do Médio Tejo.

“Nós temos duas grandes tarefas como cidadãos deste mundo: uma é restituir a dignidade onde há indignidade, porque infelizmente há muita indignidade em vários contextos sociais. E a outra é tentar devolver ao planeta sustentabilidade, que andámos a destruir nos últimos 200 anos”, começou por referir o professor.

Rogério Roque Amaro propôs que o Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado do Médio Tejo tivesse como temática central a expressão “Longevidade com dignidade”.

A expressão, que servirá de mote a um projeto social conjunto a desenvolver no Médio Tejo, resulta de sete componentes essenciais: “Longevidade Saudável, com Sabedoria, Relacional, Cidadã, com Bem-Estar e Longevidade para a Sustentabilidade”.

A reunião de trabalho foi iniciada por Fernanda Asseiceira, vice-presidente da CIM do Médio Tejo, responsável pelo pelouro da Ação Social e presidente da Câmara Municipal de Alcanena, que começou por agradecer a presença de todos. Fez uma contextualização do propósito da sessão e explicou que o Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado do Médio Tejo surge integrado no âmbito de uma candidatura ao Centro 2020 – no Eixo prioritário 5 – Fortalecer a Coesão Social e Territorial.

A responsável referiu que já foi realizado um levantamento da realidade de cada concelho do Médio Tejo, tendo sido efetuado um diagnostico social intermunicipal.

“Foi feito o diagnostico das nossas realidades sociais e ficámos em condições de apresentar uma candidatura” afirmou a vice-presidente da CIM do Médio Tejo, tendo acrescentado que a candidatura tem como objetivo “promover oportunidades iguais, privilegiar a população sénior e melhorar a empregabilidade”.

IMG 6331 editada

Também Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, salientou que “a candidatura será construída de modo a que cada Município possa aprofundar as suas especificidades sociais”, obtendo os meios para ultrapassar os constrangimentos detetados.

Durante a sessão cada Município teve oportunidade de apresentar propostas que integrarão o referido Plano Intermunicipal, a apresentar numa candidatura conjunta, pela CIM do Médio Tejo, com medidas comuns a todos os Municípios e outras específicas em função das diferentes realidades, tendo por base “a inclusão ativa, as oportunidades iguais, a participação ativa, a empregabilidade, o empreendedorismo social e a inovação social” na região do Médio Tejo.

De salientar que esta foi a nona reunião do Grupo de Trabalho de Inclusão Social do Médio Tejo, sendo este um grupo de trabalho setorial previsto no modelo de governação territorial integrado do Médio Tejo, composto por diversas entidades para além da CIM do Médio Tejo e dos treze Municípios.

Notícias

Prev Next

Espaços M disponíveis a prestar apoio às Vítimas de Violência Doméstica e de Género

O Médio Tejo dispõe de treze estruturas de apoio e atendimento, às Vítimas de Violência Doméstica e de Género, chamadas “Espaços M”, em cada um dos municípios da região.

03-04-2020

Autarcas do Médio Tejo desaconselham o recurso aos testes rápidos do COVID-19

Os autarcas do Médio Tejo, reunidos hoje, por videoconferência, mostram a sua preocupação quanto aos Testes Rápidos, no âmbito da pandemia COVID-19, que está presente no país.

02-04-2020

Lançámos a MEIO!

No início deste ano, começámos a escrever a nossa história. Chamámos-lhe MEIO – revista da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e tivemos o objetivo de a fazer chegar junto de...

31-03-2020

COVID-19 – Se é vítima de violência doméstica peça Ajuda

A violência doméstica é um crime público, é responsabilidade de cada um nós poder denunciá-la. “A violência contra as mulheres e a violência doméstica são das formas mais gravosas de discriminação...

30-03-2020

Orientações da Direção Geral da Saúde

  Cumpra todas as orientações decorrentes da DGS – Direção Geral da Saúde, adotando medidas e recomendações, que levem a uma menor propagação do vírus: Leia aqui as indicações da DGS

27-03-2020

Autarcas do Médio Tejo apelam a uma maior capacidade para realização de testes no âmbito do COVID-19

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo voltou a reunir extraordinariamente por videoconferência ontem, dia 24 de março, para reanalisar e fazer um ponto de situação sobre a Pandemia...

25-03-2020

Ação de formação de “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” termina na CIM do Médio Tejo

  No passado dia 10 de março, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, acolheu a terceira sessão da ação de formação de “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”. Esta terceira sessão fechou um...

24-03-2020

Desinfeção de locais públicos vão começar no Médio Tejo

O Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, reunido por vídeo conferência na passada sexta-feira, dia 20 de março, analisou e centrou a sessão de trabalho na Pandemia - COVID 19, que...

23-03-2020

Médio Tejo: Processo de migração da rede TDT suspenso

Informa a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações na sua página oficial na internet que o processo de migração da rede de TDT está suspenso devido aos constrangimentos associados ao...

23-03-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP