Grupo de Trabalho da Rede de Museus reúne na CIM do Médio Tejo e prepara Encontro

 MG 5975 edit

Realizou-se no dia 3 de julho, na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mais uma reunião do Grupo de Trabalho da Rede de Museus do Médio Tejo, que juntou os representantes dos diversos museus da região.

Todos os representantes prepararam, previamente, e fizeram uma breve apresentação dos Museus, que estão sediados no Médio Tejo e que fazem parte da Rede de Museus do Médio Tejo.

De Abrantes foi possível ficar a conhecer o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira e o Museu D. Lopo de Almeida, integrando também a Rede de Museus a Coleção Visitável da Cavalaria Portuguesa Tenente-Coronel Salgueiro Maia. De Minde, a apresentação foi reservada ao Museu da Aguarela Roque Gameiro, único no país dedicado à aguarela.

Já de Alcanena deu-se a conhecer o Museu da Boneca, também ele único no país. De VN da Barquinha, a representante apresentou o Parque de Escultura Almourol e o Centro de Interpretação Templário Almourol.

De Torres Novas, assistiu-se a uma apresentação do Museu Carlos Reis e de Riachos o Museu Agrícola também despertou a atenção dos presentes. A Sertã mostrou o trabalho desenvolvido no Numoas – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã e de Vila de Rei ficou-se a conhecer o Museu da Geodesia, o Museu do Fogo e da Resina e o Museu da Escola da Fundada.

Por último, foi possível conhecer o Museu Municipal de Ourém, o Museu Arte Sacra e Etnologia e os Museus Santuários de Fátima, que inclui a exposição permanente “Fátima Luz e Paz” e a Casa-Museu de Aljustrel.

De referir que integram a Rede de Museus do Médio Tejo também os equipamentos museológicos de Constância (Museu dos Rios e das Artes Marítimas) Sardoal (Centro Museológico Artelinho), Mação (Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo) e Tomar (Museu dos Fósforos e Museu Municipal – Núcleo de Arte Contemporânea).

Marcou presença na reunião de trabalho Eunice Lopes, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), entidade parceira na Rede, e Ricardo Trião, diretor da Licenciatura de Conservação e Restauro do IPT, que se mostraram disponíveis para a realização de futuras parcerias que liguem os alunos do IPT aos Museus do Médio Tejo, por exemplo através da realização de estágios curriculares.

Outro ponto que norteou a reunião foi a apreciação da estrutura do programa do Encontro “Museus do Médio Tejo: Instrumentos de Coesão Territorial”, a realizar-se no dia 11 de novembro.

Destinado aos profissionais dos museus, mas também à comunidade em geral, o Encontro irá realizar-se nas instalações do IPT, com os seguintes objetivos: diagnóstico e reflexão sobre o panorama museológico do Médio Tejo; partilha de conhecimento e de projetos/estudos sobre funções museológicas, com destaque para a função da Educação; promoção de coesão territorial do Médio Tejo na área dos museus.

O programa será divulgado em breve.

 MG 5939 edit

 

Recorde-se que, tal como em outras áreas de atuação, foi estratégia da CIM do Médio Tejo propor a criação da Rede de Museus do Médio Tejo, numa perspetiva de partilha de práticas entre municípios.

O processo tem servido para contribuir para a educação e desenvolvimento humano e social dos visitantes, independentemente do seu grau de familiaridade com os temas abordados pelos museus da região.

Um maior contacto do público com estes espaços pode ser a resposta para melhorar a visibilidade dos Museus do Médio Tejo e a sua sustentabilidade, bem como incentivar à fruição e conhecimento deste património cultural. É neste objetivo que a CIM está a trabalhar.

 MG 5960 edit

 

 

 

Notícias

Prev Next

Assembleia Intermunicipal aprova Relatório de Gestão e apresenta atividade da CIM do Médio Tejo

  A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo reuniu ontem, dia 30 de junho, com a presença dos líderes de bancada, nas suas instalações em Tomar, e em videoconferência com...

01-07-2020

Rede de serviços essenciais de transporte em vigor

Encontra-se em funcionamento, no Médio Tejo, uma rede de serviços essenciais de transporte público, que vai ficar vigente durante todo o período de férias escolares.

01-07-2020

Rede de serviços essenciais de transporte disponível para as férias escolares

A partir de amanhã, dia 1 de julho, entrará em funcionamento, no Médio Tejo, uma rede de serviços essenciais de transporte público, que vai ficar vigente durante todo o período...

30-06-2020

1.ª Reunião Ordinária da AI da CIM do Médio Tejo/2020

Tem lugar no próximo dia 30 de junho, pelas 21h00, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a 1.ª Reunião da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, com...

26-06-2020

CIM do Médio Tejo continua a apostar no serviço LINK

Arrancou em dezembro de 2019 e chegou como uma nova solução de mobilidade para o Médio Tejo. O LINK registou uma adesão muito significativa pelos passageiros do Médio Tejo, o que...

26-06-2020

Médio Tejo bem representado nas 7 Maravilhas da Cultura Popular

A RTP 1 está a levar a cabo a primeira cerimónia do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular. O Médio Tejo está representado com 7 maravilhas de cultura popular...

15-06-2020

Autarcas do Médio Tejo preocupados com serviço deficitário do CTT

Na passada reunião do Conselho Intermunicipal desta CIM, dia 9 de junho, os autarcas demonstraram preocupação com o serviço deficitário que está a ser prestado pelos Correios de Portugal, situação...

12-06-2020

Rede de transportes para todos os passageiros do Médio Tejo com novo aumento da oferta a partir de 1 de junho

Com o arranque das aulas presenciais para os alunos do ensino secundário e com a abertura de um conjunto de serviços no dia 18 de maio, considerou a CIM do...

29-05-2020

Médio Tejo: Abertura gradual de Museus deve considerar recomendações de boas práticas

Desde o passado dia 18 de maio, que os Museus poderão abrir as suas portas ao público, após o período de confinamento social. Neste sentido, a Rede de Museus do...

21-05-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP