PEDIME junta 180 professores para debaterem a Cidadania Escolar

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No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME) realizou-se no dia 16 de maio, um Seminário sobre Cidadania Escolar, que juntou cerca de 180 professores, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca, em Tomar. 

O evento contou com a organização do Centro de Formação “Os Templários”, que abrange os concelhos Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, enquanto entidade responsável pela implementação do PEDIME no território do Médio Tejo.

A sessão fez parte de um conjunto de seminários, que estão integrados no eixo 5 do PEDIME, e que são destinados a todos os agentes educativos do Médio Tejo.

O eixo 5 do PEDIME, CDIED – Conselho Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação e RCE – Rede Colaborativa de Escolas do Médio Tejo, contempla a dinamização de um Programa de Seminários e ações de capacitação, tais como o ensino experimental de ciências; novos cenários de aprendizagens; diferenciação pedagógica e diversificação dos instrumentos de avaliação de e para as aprendizagens dos alunos, privilegiando ações de intercâmbio de experiências e partilha de boas práticas de promoção do sucesso escolar e de prevenção do abandono escolar.

São vários os objetivos que estão centrados no eixo 5 do PEDIME, entre os quais: Contribuir para o processo de melhoria da qualidade de ensino, através de ações de capacitação adequadas ao desenvolvimento profissional dos agentes educativos;Contribuir para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes, não docentes e técnicos de educação nos vários domínios da atividade educativa: organizacional, administrativo, pedagógico e didático e no âmbito do desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; Contribuir para que seja consolidada uma cultura de desenvolvimento e de atualização permanente por parte dos profissionais da educação, numa perspetiva de enquadramento em organizações aprendentes, criando redes colaborativas e de partilha, para qualificar as aprendizagens; entre outros objetivos.

Maria Luísa Oliveira, coordenadora do PEDIME na Unidade de Planeamento Estratégico e Projetos Intermunicipais da CIM do Médio Tejo, explica que o “PEDIME visa a promoção do sucesso escolar. Tem por objetivo disponibilizar a todos os Agrupamentos de Escolas e a todos os agentes educativos um conjunto de medidas que promovem o sucesso para que haja um desenvolvimento curricular, contextualizado na identidade de cada agrupamento e que vá ao encontro das necessidades específicas das comunidades”.

“Pretendemos que os professores desenvolvam uma gestão flexível do currículo. Neste contexto, os docentes terão de estar devidamente capacitados”, salienta a coordenadora do PEDIME, avançando que “é fundamental que se passe para um modelo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, para que o aluno para além de saber, deverá saber fazer, saber ser e conseguir mobilizar o saber em ação e daí a importância destas sessões, para que os professores possam encontrar respostas inovadoras e diversificadas”.

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Segundo Maria Luísa Oliveira (à esquerda na foto), “o PEDIME é uma realidade e reúne um conjunto de dispositivos que estão à disposição de todos para, em conjunto, conseguirmos construir uma cidadania escolar nas nossas escolas, que permita combater os paradoxos da cidadania que vivemos hoje em sociedade, onde temos efetivamente todos iguais direitos e deveres, mas vivemos muitas desigualdades sociais. E é isto que pretendemos com a educação para a cidadania, pretendemos que os nossos alunos construam percursos de sucesso e que contribuam para um bem maior”.

Os seminários/workshops vão continuar pela região, com o apoio dos Centros de Formação Alto Tejo, A23 e “Os Templários”. Dia 23 de maio realiza-se o Seminário - Educação Inclusiva: o papel das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva, em Vila Nova da Barquinha. Em Torres Novas, nos dias 29 de maio, 19 de junho e 8 de julho, o destaque vai para o tema -Liderar e Projetar a Transformação das Escolas. Em Constância, nos dias 27 de maio, 7 e 17 de junho, ocorrerá um Seminário sobre - Capacitação de Equipas Multidisciplinares em Processos de Mudança.

Em Tomar vão realizar-se várias sessões. Dia 22 de maio será a vez do tema - Educação para a cidadania e literacia fílmica. Dias 7 e 8 de junho decorre o II Seminário de Ciências Experimentais - No trilho do jurássico. Por sua vez, nos dias 22 e 25 de maio, 4 e 19 de junho, realiza-se o Seminário Liderar e Projetar a Transformação das Escolas, em Tomar. Nos dias 24 de maio, 6 e 18 de junho as atenções serão centradas no tema - Capacitação de Equipas Multidisciplinares em Processos de Mudança, entre outras sessões ainda em agenda.

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