PEDIME: Equipas Multidisciplinares dão a conhecer projetos. Gestores de Saúde Escolar iniciam funções

IMG 6402 edit

O auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, foi o local escolhido para a Reunião das Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo, no passado dia 19 de setembro.

A iniciativa surgiu integrada nas atividades do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME), promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.

De referir que a CIM do Médio Tejo promoveu, no ano letivo transato, um conjunto de sessões de capacitação direcionadas aos técnicos das equipas multidisciplinares do Médio Tejo e aos docentes coordenadores das referidas equipas, no âmbito do decreto lei 54/2018, tendo como formadora Adelaide Franco, uma das dinamizadoras da reunião. Neste dia, conheceram-se os projetos elaborados nas sessões de capacitação e que serão aplicados nos diversos Agrupamentos do Médio Tejo.

O programa do evento contou com vários temas e oradores: “A Mudança na Educação com as Equipas Multidisciplinares”, com a presença de Adelaide Franco, (na foto) formadora das equipas Multidisciplinares e da empresa Mindset Plus, que apresentou os temas: O poder do “Mindset”, Eficácia Pessoal e o Modelo Gestão da Mudança. Foram também apresentados os projetos, acima referidos, pelos técnicos das Equipas Multidisciplinares.

IMG 6391 edit

Outro momento prendeu-se com a apresentação das Equipas Multidisciplinares no PIICIE de Leiria, com o seu coordenador Pedro Cordeiro que caraterizou a metodologia de trabalho e os respetivos instrumentos de registo utilizados na promoção da Inclusão dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Leiria. E, por último, realizou-se a Apresentação dos Gestores de Saúde Escolar, com os enfermeiros Fernando Nogueira e Ana Paula Gonçalves, da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, que trabalharão articuladamente com as Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo.

Em função das especificidades dos problemas de cada concelho do Médio Tejo, “cada Município contratou técnicos especializados para trabalharem com os Agrupamentos de Escolas, em concreto, com as Equipas Multidisciplinares que existem nas escolas,” começou por explicar Luísa Oliveira, coordenadora do PEDIME na CIM do Médio Tejo, tendo referido que a abordagem da problemática da Inclusão esteve na origem da iniciativa, tendo em vista a identificação de respostas adequadas.

Neste sentido, a reunião do dia 19 de setembro tratou-se de um momento de partilha e de apresentação dos projetos elaborados nos workshops realizados, podendo-se considerar um momento de desenvolvimento profissional para todos os presentes.

“Estes projetos apresentados visam três grandes áreas propiciadoras da Inclusão: uma primeira ligada ao trabalho direto com os alunos, apostando no desenvolvimento de competências específicas no âmbito das literacias, uma outra direcionada para os encarregados de educação e ao envolvimento e mobilização da comunidade. E, por último, a integração de minorias, em concreto da etnia cigana”, referiu a responsável.

IMG 6395 edit

A reunião contou ainda com a presença de Pedro Cordeiro, coordenador das equipas multidisciplinares do Município de Leiria, que deu a conhecer as metodologias e temáticas desenvolvidas bem como os instrumentos de monitorização que utilizam naquele Município. E a ocasião foi também momento para a apresentação dos Gestores de Saúde Escolar, com os enfermeiros Fernando Nogueira e Ana Paula Gonçalves.    

Atualmente, “as crianças da Educação Pré-Escolar são alvo de rastreio de acuidade visual e auditiva. Assim, cada Município terá um gestor de saúde escolar, que irá ajudar a resolver problemas no âmbito da saúde e no apoio a estes rastreios”, estabelecendo contacto com os técnicos das equipas multidisciplinares, de modo a garantir um follow up das crianças que forem sinalizadas com problemas auditivos ou visuais.

Luísa Oliveira finalizou tendo salientado que “um dos papeis da CIM do Médio Tejo é continuar a promover redes de partilha” de modo “a enriquecer as práticas desenvolvidas” em cada escola do Médio Tejo, mobilizando parceiros que otimizam os projetos existentes.

IMG 6404 edit

Apresentação dos projetos pelos técnicos das Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo (nas fotos projetos de Abrantes e Entroncamento)

IMG 6398 edit

 

 

Notícias

Prev Next

Economia Circular é tema de workshop na CIM do Médio Tejo

  É um tema atual, que urge aprofundar e que CIM do Médio Tejo quer pôr na ordem do dia. Neste sentido, a entidade organizou hoje, na sua sede em Tomar...

11-10-2019

CIM do Médio Tejo está a promover 7 estágios profissionais

  COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO | AVISO Nos termos e para os efeitos do n.º 1 do artigo 6º do Decreto-Lei n.º 166/2014, de 6 de novembro, alterado e republicado pelo...

10-10-2019

Médio Tejo representado na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios

Cinco dos treze autarcas da região do Médio Tejo estiveram presentes de 8 a 10 de outubro em Bruxelas na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios. Tratou-se do maior evento...

10-10-2019

Caminhos da Pedra no próximo fim de semana no Médio Tejo

Ao palco do Caminhos vão subir nomes como Mia Rose, na Sertã, a 12 de outubro e Mundo Cão, no Entroncamento, a abrir o segundo fim de semana, num ciclo...

07-10-2019

PEDIME: CIM do Médio Tejo premeia alunos com a realização de um Campo Jovem

Nos dias 26 e 27 de setembro, cerca de 80 alunos do 7º ano de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas Verde Horizonte (Mação), Conde de Ourém (Ourém) e Gil Paes...

04-10-2019

Festival Vapor recebeu mais de 7800 visitantes

Em comunicado, o Município do Entroncamento refere que o Festival Vapor - A Steampunk Circus, recebeu mais de 7800 visitantes, no passado fim-de-semana. O evento que se realizou no Museu Nacional...

03-10-2019

Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal reuniu na CIM do Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo acolheu no dia 27 de setembro, na sua sede, em Tomar, mais uma reunião do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFi).

30-09-2019

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo. Conheça os locais!

“Voo, uma Exposição que cai bem” está itinerância pelo Médio Tejo, desde o passado mês de julho, mês em que foi inaugurada no parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.

30-09-2019

PEDIME: Equipas Multidisciplinares dão a conhecer projetos. Gestores de Saúde Escolar iniciam funções

O auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, foi o local escolhido para a Reunião das Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo, no passado dia 19 de setembro. A iniciativa surgiu...

27-09-2019

Est-2020

central-compras

sig

transporte-a-pedido