Projeto Maria com novos workshops e documentos orientadores para maior apoio à vítima

reuniao

Decorreu no dia 16 de setembro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a reunião intermunicipal do Projeto Maria, que juntou os parceiros do projeto, nomeadamente os técnicos de ação social dos 13 municípios do Médio Tejo.

A sessão iniciada pela coordenadora do Projeto, na CIM do Médio Tejo, Sónia Santos, prendeu-se com a divulgação dos workshop`s que irão decorrer, nos dias 21 e 28 de setembro, direcionados a professores e a toda a comunidade que tenha interesse no tema da Violência.

IMG 6346

“Violência no Namoro” foi o tema escolhido para ser ministrado em Tomar, a 21 de setembro, e no Entroncamento a 28 do mesmo mês. “Violência Doméstica” será a temática a abordar em Sardoal a 21 de setembro, e em Ourém a 28.

Os workshop`s surgem integrados no âmbito do Projeto Maria e contam com várias abordagens que irão dar conhecer o fenómeno da Violência Doméstica e no Namoro, conceitos gerais e específicos, fatores de risco e de proteção de violência doméstica/namoro; impactos da vitimação, análise e discussão de casos, entre outros aspetos essenciais a quem se relaciona com a problemática no seu dia a dia.

De seguida, na reunião de trabalho, passou-se à validação do Plano Individual de Segurança, dos três guiões informativos sobre a temática da violência doméstica e de género e dos protocolos de atuação comuns das redes locais de resposta integrada à mesma problemática. Documentos essenciais para um trabalho concertado e estruturado em rede, tal como prevê o Projeto Maria.

Presente na reunião, Ricardo Baúto, coordenador científico do Projeto Maria e profissional no Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas, apresentou os guiões informativos sobre a temática da violência doméstica e de género, explicando que se trata de um documento direcionado aos técnicos e que visa “organizar ideias e ser facilitador do trabalho no terreno”.

“Está pensado de acordo com as necessidades mais prementes e com aquilo que sentimos ser mais imediato e necessário quando fazemos atendimento [às vitimas]”, salientou.

IMG 6361

Ainda sobre os três guiões informativos, Ricardo Baúto referiu revestirem-se de grande importância para que os técnicos “possam informar bem” as vítimas, que surgem nos espaços de atendimento, distribuídos pelos 13 municípios. “Cabe-nos saber bem a lei, de modo a transmiti-la e a orientar quem precisa”, vincou.

A reunião de trabalho finalizou com a preparação de um workshop sobre Grupos de Ajuda Mútua, previsto a concretizar no próximo mês de outubro.

Recorde-se que o “Projeto Maria” é uma iniciativa da CIM do Médio Tejo, que visa criar uma estratégia integrada de intervenção para a área da violência doméstica e de género no Médio Tejo.

O “Projeto Maria” é financiado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP