Projeto Maria com novos workshops e documentos orientadores para maior apoio à vítima

reuniao

Decorreu no dia 16 de setembro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a reunião intermunicipal do Projeto Maria, que juntou os parceiros do projeto, nomeadamente os técnicos de ação social dos 13 municípios do Médio Tejo.

A sessão iniciada pela coordenadora do Projeto, na CIM do Médio Tejo, Sónia Santos, prendeu-se com a divulgação dos workshop`s que irão decorrer, nos dias 21 e 28 de setembro, direcionados a professores e a toda a comunidade que tenha interesse no tema da Violência.

IMG 6346

“Violência no Namoro” foi o tema escolhido para ser ministrado em Tomar, a 21 de setembro, e no Entroncamento a 28 do mesmo mês. “Violência Doméstica” será a temática a abordar em Sardoal a 21 de setembro, e em Ourém a 28.

Os workshop`s surgem integrados no âmbito do Projeto Maria e contam com várias abordagens que irão dar conhecer o fenómeno da Violência Doméstica e no Namoro, conceitos gerais e específicos, fatores de risco e de proteção de violência doméstica/namoro; impactos da vitimação, análise e discussão de casos, entre outros aspetos essenciais a quem se relaciona com a problemática no seu dia a dia.

De seguida, na reunião de trabalho, passou-se à validação do Plano Individual de Segurança, dos três guiões informativos sobre a temática da violência doméstica e de género e dos protocolos de atuação comuns das redes locais de resposta integrada à mesma problemática. Documentos essenciais para um trabalho concertado e estruturado em rede, tal como prevê o Projeto Maria.

Presente na reunião, Ricardo Baúto, coordenador científico do Projeto Maria e profissional no Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas, apresentou os guiões informativos sobre a temática da violência doméstica e de género, explicando que se trata de um documento direcionado aos técnicos e que visa “organizar ideias e ser facilitador do trabalho no terreno”.

“Está pensado de acordo com as necessidades mais prementes e com aquilo que sentimos ser mais imediato e necessário quando fazemos atendimento [às vitimas]”, salientou.

IMG 6361

Ainda sobre os três guiões informativos, Ricardo Baúto referiu revestirem-se de grande importância para que os técnicos “possam informar bem” as vítimas, que surgem nos espaços de atendimento, distribuídos pelos 13 municípios. “Cabe-nos saber bem a lei, de modo a transmiti-la e a orientar quem precisa”, vincou.

A reunião de trabalho finalizou com a preparação de um workshop sobre Grupos de Ajuda Mútua, previsto a concretizar no próximo mês de outubro.

Recorde-se que o “Projeto Maria” é uma iniciativa da CIM do Médio Tejo, que visa criar uma estratégia integrada de intervenção para a área da violência doméstica e de género no Médio Tejo.

O “Projeto Maria” é financiado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Notícias

Prev Next

Caminhos da Pedra continua no próximo fim de semana | 18 a 20 de outubro

Terceiro e último ciclo do Caminhos – Programação Cultural em Rede arrancou este fim de semana na Sertã. Continua de 18 a 20 de outubro em 5 municípios do Médio...

14-10-2019

Economia Circular é tema de workshop na CIM do Médio Tejo

  É um tema atual, que urge aprofundar e que CIM do Médio Tejo quer pôr na ordem do dia. Neste sentido, a entidade organizou hoje, na sua sede em Tomar...

11-10-2019

CIM do Médio Tejo está a promover 7 estágios profissionais

  COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO | AVISO Nos termos e para os efeitos do n.º 1 do artigo 6º do Decreto-Lei n.º 166/2014, de 6 de novembro, alterado e republicado pelo...

10-10-2019

Médio Tejo representado na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios

Cinco dos treze autarcas da região do Médio Tejo estiveram presentes de 8 a 10 de outubro em Bruxelas na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios. Tratou-se do maior evento...

10-10-2019

Caminhos da Pedra no próximo fim de semana no Médio Tejo

Ao palco do Caminhos vão subir nomes como Mia Rose, na Sertã, a 12 de outubro e Mundo Cão, no Entroncamento, a abrir o segundo fim de semana, num ciclo...

07-10-2019

PEDIME: CIM do Médio Tejo premeia alunos com a realização de um Campo Jovem

Nos dias 26 e 27 de setembro, cerca de 80 alunos do 7º ano de escolaridade dos Agrupamentos de Escolas Verde Horizonte (Mação), Conde de Ourém (Ourém) e Gil Paes...

04-10-2019

Festival Vapor recebeu mais de 7800 visitantes

Em comunicado, o Município do Entroncamento refere que o Festival Vapor - A Steampunk Circus, recebeu mais de 7800 visitantes, no passado fim-de-semana. O evento que se realizou no Museu Nacional...

03-10-2019

Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal reuniu na CIM do Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo acolheu no dia 27 de setembro, na sua sede, em Tomar, mais uma reunião do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFi).

30-09-2019

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo. Conheça os locais!

“Voo, uma Exposição que cai bem” está itinerância pelo Médio Tejo, desde o passado mês de julho, mês em que foi inaugurada no parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.

30-09-2019

Eventos

Est-2020

central-compras

sig

transporte-a-pedido