II JORNADA PEDIME - PARCERIAS DE SUCESSO NO DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO DO MÉDIO TEJO

Foto Site

A II Jornada PEDIME - Parcerias de Sucesso no desenvolvimento Educativo do Médio Tejo teve lugar, no dia 17 de outubro, no auditório do Instituto Politécnico de Tomar.

Esta iniciativa, uma organização conjunta da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), do CFAE dos Templários e do IPT, insere-se no plano de Seminários do PEDIME (Plano de Desenvolvimento Estratégico Intermunicipal da Educação no Médio Tejo) e constituiu um momento de partilha, reflexão e construção entre as escolas do Médio Tejo.

Neste evento foram divulgadas diversas iniciativas previstas no PEDIME, identificaram-se parcerias de sucesso e envolveram-se os parceiros internos e externos. A aposta na divulgação visa garantir o esclarecimento enquanto garante da participação e envolvimento das escolas do Médio Tejo.

Será muito mais fácil contar com todos, se todos estiverem conscientes das medidas (http://mediotejo.pt/images/CIMT/Areas_de_Intervencao/Educacao/PEDIME-acoes.pdf) que o PEDIME disponibiliza para facilitar e enriquecer o acto educativo.

Consciente que é no presente que se prepara o futuro, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os municípios garantem o acesso a financiamento comunitário e criaram uma rede de escolas e de parceiros capazes de potenciar a concretização dos Projetos Educativos de cada um dos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo.

O PEDIME enquanto documento supraconcelhio, no domínio da Educação e Formação, assume uma importância fundamental na estratégia conducente à consolidação de uma identidade regional, propiciando a dinamização e multiplicação de sinergias capazes de valorizar a região, agregando esforços e mobilizando vontades em torno do desenvolvimento de toda a população.

De modo pioneiro está a ser dinamizada uma comunidade aprendente em todo o Médio Tejo, onde as comunidades se auto constroem. Todos têm um papel importante a desempenhar no ato educativo e na qualidade das aprendizagens dos homens de amanhã: os alunos, crianças e jovens de hoje.

O desenvolvimento alcança-se pela reflexão e pela mudança, esta Jornada foi mais um passo nesse sentido.

Notícias

Prev Next

“Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” é tema de ação de formação na CIM do Médio Tejo

A CIM do Médio Tejo, em Tomar, acolheu a ação de formação “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”, no passado dia 18 de fevereiro. 

18-02-2020

CIM do Médio Tejo presente no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios associados vão estar representados no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso, em Fátima, nos dias 5 e 6 de março.

14-02-2020

Médio Tejo: PISA para as Escolas está em fase de arranque

Chama-se PISA para as Escolas e vai iniciar, brevemente, no Médio Tejo.

07-02-2020

Formar é preciso! CIM do Médio Tejo leva a efeito ações de formação sobre medidas de autoproteção

Formar é preciso! E é isso mesmo que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a fazer nos 13 municípios da região, no âmbito da implementação de medidas de autoproteção.

06-02-2020

Festival a Vapor, a Steampunk Circus, nos Iberian Festival Awards 2020

Informa o Município do Entroncamento, em nota de imprensa, que a edição de 2019 do Festival Vapor, a Steampunk Circus, que decorreu no último fim-de-semana de setembro no Museu Nacional...

06-02-2020

Comunidade Intermunicipal apresenta Médio Tejo Adapta -(se) às Escolas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou no dia 30 de janeiro, na sua sede em Tomar, o projeto Médio Tejo Adapta -(se) às escolas do nosso território.

03-02-2020

LINK – Uma experiência piloto no Médio Tejo

O LINK é o novo serviço do Transporte a Pedido, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e veio para ficar!

30-01-2020

Médio Tejo: Autarcas iniciam estudos sobre Aeródromo de Tancos

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no dia 28 de janeiro, proceder ao início de um procedimento para um estudo técnico, que permita fazer uma primeira avaliação...

30-01-2020

Ministra no Médio Tejo para esclarecer Descentralização

“Estamos prontos para em 2021 termos a totalidade das competências”, foi desta forma que Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, resumiu a reunião realizada ontem, na sede...

29-01-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP