Vila Nova da Barquinha

III Jornadas PEDIME decorreram com uma adesão significativa

278247582 2599975113479918 42079930831273438 n

Nos dias 2 e 13 de abril, a CIM Médio Tejo, em parceira com os Centros de Formação Alto Tejo, A23 e os Templários, promoveu as III Jornadas PEDIME, este ano, sob o tema “Inovar, Incluir e Avaliar na Era Digital”, com uma adesão significativa por parte da comunidade escolar.

No dia 2, o placo do evento foi o auditório doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no Instituto Politécnico de Tomar, sendo que o segundo dia foi passado em Torres Novas, no Teatro Virgínia.

Neste primeiro dia de jornadas, marcaram presença vários intervenientes, tendo a sessão de abertura sido assegurada por: Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM Médio Tejo, João Coroado, presidente do IPT e Cristina Oliveira, delegada regional da DGEstE Centro.

Entre as várias temáticas abordadas que passaram pela “Educação e a sua integração no mundo global”; “Inovação, Autonomia e Avaliação”; “Práticas de Ensino-Aprendizagem” e “Uma visão pedagógica de avaliação”, foi ainda possível contar com a participação dos grupos Canto Firme e Arabesque, que promoveram momentos culturais.

Por sua vez, no dia 13 de abril, esteve presente: Anabela Freitas, presidente da CIM Médio Tejo, Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e Bruno Santos, delegado regional da DGEstE LVT.

Na ocasião, a presidente da CIM Médio Tejo recordou que “desde há seis anos, que a CIM elegeu na sua estratégia atuar na área da Educação e, sobretudo, com três objetivos muito concretos: diminuir o insucesso e a retenção escolares; reduzir o abandono escolar precoce e promover o sucesso escolar”.

Salientou que “efetivamente os resultados estão à vista e isto, só é possível se trabalharmos todos em rede. O PEDIME é um dos exemplos do trabalho em rede para que possamos atuar na nossa comunidade e para que possamos formar melhores cidadãos”.

Mais avançou que “neste momento, estamos a negociar o próximo quadro comunitário, sendo certo que uma das sugestões que a CIM deu foi para que o PEDIME possa continuar a ser financiado”.

“Caso isso não seja uma garantia, entre nós, os 13 presidentes dos municípios, e porque consideramos que este projeto é muito importante, já entendemos que estamos disponíveis a assumir a totalidade dos custos do projeto”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas exaltou o trabalho resultante da intermunicipalidade, dando conta que “este projeto PEDIME tem um significado muito especial, independentemente da parte técnica e naquilo que se concretiza no desenvolvimento das nossas crianças e jovens, que é a união da CIM Médio Tejo”.

“Falar na palavra intermunicipal há muitos anos era outra coisa…Hoje, na CIM, acertam-se estratégias e o PEDIME é exemplo disso mesmo”, enalteceu Pedro Ferreira.

Já o delegado regional DGEstE LVT, referiu-se à temática da ação “Inovar, Incluir e Avaliar na Era Digital” e adiantou que “este não é apenas um tema para discussão e debate, mas uma garantia que é uma referência nas nossas ações em contexto escolar”.

“Que este tema seja um processo para a construção de uma era de consciência do que é ser digital e para o alimentar e procura desta característica na escola pública, numa educação que vá ao encontro de todos”, referiu Bruno Santos.

Neste dia 13, decorreu também um momento musical assegurado pelo Choral Phydellius e pela Oficina de Dança do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves e uma programação assegurada pelos Agrupamentos de Escolas, que se prendeu com o desenvolvimento de diversos temas, tais como: “Cooperar para Incluir”; “Desenvolvimento socio-emocional e do bem-estar”; “Inovação pedagógica e tecnologias educativas”; “Partilha de práticas – capacitação digital de docentes” e “PISA para as Escolas”.

Esta iniciativa surgiu no âmbito dos PIICIE (Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar), onde a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os municípios que a integram e os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas da região promovem a dinamização do PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação).

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

Pode conhecer este projeto poderá fazê-lo em: https://oie.mediotejo.pt/

Registos das sessões:

 

Notícias

Prev Next

Caminho de Fátima no Médio Tejo, uma jornada de introspeção e de descoberta

  Fátima é um destino incontornável situado na região do Médio Tejo, no centro de Portugal. É devido a esse facto, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios...

17-04-2024

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

  Foi ontem, dia 16 de abril, aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto transfronteiriço HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability), em que a CIM Médio...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

Médio Tejo na quinta edição da Smart City Expo Curitiba

Depois da participação na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2023, e a convite de Roberto Viruel Marcelino, Diretor de Relações Governamentais iCities, a CIM do Médio...

02-04-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP