Vila Nova da Barquinha

III Encontro dos Museus regressou com entusiasmo ao IPT e abordou o tema da Educação

IMG 8807

Foi com grande entusiasmo que o III Encontro dos Museus do Médio Tejo regressou no dia 8 de novembro ao auditório Dr. Júlio das Neves, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), reunindo vários interessados nesta temática.

Numa organização da Rede de Museus, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e do IPT, o evento decorreu subordinado ao tema: “Museus e a Educação 2021”, tendo sido assegurada a sua transmissão online para quem não teve oportunidade de estar presente.

A sessão de abertura da sessão foi assegurada por Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a quem se juntou Rita Jerónimo, em representação da Direção Geral do Património Cultural, João Coroado presidente do Instituto Politécnico de Tomar e Margarida Moleiro representante da Rede dos Museus do Médio Tejo.

Na ocasião, Anabela Freitas recordou o arranque da Rede de Museus na CIM do Médio Tejo, referindo que a mesma surgiu com três propósitos concretos:

“Uma primeira vertente patrimonial, seja ela material ou imaterial, enquanto peça de memória coletiva dos povos e tradições da nossa região”, uma segunda vertente, a questão “educacional hoje abordada neste III Encontro” e uma terceira vertente dedicada à “coesão territorial, de modo a que os museus possam ser um elemento agregador e potenciador da coesão territorial do Médio Tejo”.

Mais acrescentou que para se promover a coesão territorial dos territórios é necessário “um triângulo virtuoso”, existente no Médio Tejo: “a instituição do ensino superior, o conhecimento, e hoje estamos no sítio certo (…) o poder público assente numa autarquia ou numa CIM, no nosso caso na CIM do Médio Tejo e em terceiro os privados”.

“Se queremos associar os museus a experiências com uma dimensão económica, temos de trabalhar necessariamente com os privados”, salientou Anabela Freitas.

Reconhecendo as instituições culturais como campo educativo e as instituições educativas como polos culturais, a Rede de Museus do Médio Tejo trouxe ao longo de todo o dia a debate as práticas dos parceiros da Rede neste âmbito.

Para o efeito, a Rede convidou para o debate experiências nacionais e internacionais, observadas e/ou efetivadas por equipas de museus, investigadores e museólogos, para discutir que papel podem ter os museus nesta travessia para um novo paradigma entre agentes culturais, educativos (formais/não-formais) e científicos.

A conferência inaugural foi assegurada por Denise Pollini, com o tema “Como podem os museus através dos «serviços educativos/programas de educação não formal» ser ativos e ativistas nas sociedades em que se inserem?”

Seguidamente, o dia foi marcado pela realização de quatro painéis muito interessantes e com especialistas que deram uma abordagem do trabalho realizado em várias áreas a nível local e nacional.

“O Plano Nacional das Artes em Ação e no Terreno”, “Recuperando Laços e Afetos: Museus e Público Escolar em Tempos de Desconfinamento”, “Relação Museus-Ensino Universitário: parceiros de sempre à procura de novos sentidos” e “o Museu como meio e ferramenta de ação e de educação de e para as comunidades” foram os temas abordados e que contaram com intervenções muito interessantes e profícuas para os trabalhos desenvolver nos museus.

Os últimos momentos deste III Encontro contaram com a presença de Mário Moutinho, vice-presidente do MINOM-Movimento Internacional da Nova Museologia e reitor da Universidade Lusófona, tendo uma vasta obra produzida sobre Museologia Social e Sociomuseologia e também como percussor do Museu Comunitário de Monte Redondo (Leiria).

Para o ano, a Rede de Museus pretende voltar com mais um Encontro. Até lá, todos os museus do Médio Tejo aguardam uma visita!

 

 

Notícias

Prev Next

CIM Médio Tejo participa em projeto europeu HITTS, hoje aprovado

Foi hoje aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto Interreg Sudoe, em que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é parceira. Na ocasião, procedeu-se à assinatura formal...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

Médio Tejo na quinta edição da Smart City Expo Curitiba

Depois da participação na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2023, e a convite de Roberto Viruel Marcelino, Diretor de Relações Governamentais iCities, a CIM do Médio...

02-04-2024

Protocolo de colaboração com a Associação Rural Move

Rui Santos, vice-presidente da Associação e Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM A CIM Médio Tejo e a Rural Move, Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa...

26-03-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP