Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal reuniu na CIM do Médio Tejo

IMG 6539 edit

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo acolheu no dia 27 de setembro, na sua sede, em Tomar, mais uma reunião do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFi).

A sessão conduzida por Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal e com o pelouro da Proteção Civil na CIM do Médio Tejo, Nuno Silva Marques, coordenador de prevenção estrutural do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Mário Silvestre, Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo e Ana Esteves responsável pela Unidade de Ordenamento e Gestão do Território/Recursos Naturais da entidade, contou com vários técnicos florestais dos 13 municípios do Médio Tejo.

IMG 6527 edit

O momento prendeu-se com a análise do ponto de situação dos trabalhos realizados em 2019 afetos à Brigada de Sapadores Florestais, que se encontra operacional, bem como as atividades a realizar ainda em 2019. Também foi momento para o início da preparação do Plano de Ação das Brigadas de Sapadores Florestais relativo ao ano de 2020.

Foi mencionada a necessidade de execução da candidatura à realização de fogo controlado aprovada pelo ICNF, com o apoio do Fundo Florestal Permanente, prevendo-se a sua realização até meados de 2020.

No âmbito da candidatura ao Aviso de Concurso CENTRO-14-2019-11 - Proteção Contra Riscos de Incêndios, foi ainda realizada uma análise aos investimentos a considerar, bem como a avaliação das necessidades ainda por executar por cada entidade interveniente.

A reunião do GTFi foi também importante para debater e acolher contributos no âmbito das ações a promover no controlo da vespa velutina.

Recorde-se que a CIM do Médio Tejo conta com a titularidade de duas Brigada de Sapadores Florestais, constituídas por 29 técnicos operacionais e um técnico superior, sendo que uma já está operacional e a segunda será operacionalizada até ao final do corrente ano. Ambas são apoiadas pelo Fundo Florestal Permanente.

De salientar que as Brigadas de Sapadores Florestais das CIM são responsáveis: por garantir uma gestão anual mínima de 500 hectares de combustíveis com fogo controlado devendo para tal ter, no mínimo, 1000 hectares de área a intervir aprovados em planos de fogo controlado aprovados nas Comissões Municipais de Defesa da Floresta (CMDF), por brigada de sapadores florestais; E por verificar a existência de planos de fogo controlado (da responsabilidade do técnico da brigada) garantindo a gestão mínima de 1000 hectares/ano. Na falta de planos de fogo controlado o técnico da brigada fica responsável pela sua execução garantindo a gestão da área anual mínima.

IMG 6537 edit

Notícias

Prev Next

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

“Os Caminhos das Pessoas” é o novo projeto Cultural da CIM do Médio Tejo

Chama-se “Os Caminhos das Pessoas” e será uma realidade no território do Médio Tejo a partir do próximo ano 2020.

20-12-2019

Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala...

19-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP