Tomar tem cinco novos circuitos de Transporte a Pedido

Transporte a Pedido edit final

O mês de setembro trouxe novidades ao Transporte a Pedido da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Entraram em funcionamento cinco novos circuitos no concelho de Tomar, que não estava totalmente abrangido com o serviço.

Para além dos circuitos Sabacheira e Olalhas, o Transporte a Pedido está a funcionar, desde o dia 2 de setembro, na zona sul do concelho, nas freguesias de Asseiceira, Paialvo, Madalena e Beselga e com dois circuitos pela freguesia de São Pedro de Tomar.

Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Tomar, afirma que os “os cinco novos circuitos que vieram complementar a rede do Transporte a Pedido na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo são da maior importância”.

“Por um lado, permitiram uma intervenção relevante junto dos moradores de algumas áreas do território que, pelas suas características, eram mais marcadas por fatores como a interioridade e o envelhecimento da população. Por outro lado, este é claramente um modelo do futuro, em que se substitui a obsoleta rede de transportes públicos rodoviários, pesada e cara do ponto de vista energético e ambiental, por um modelo mais flexível e em linha com as possibilidades de gestão que nos são oferecidas pelas modernas tecnologias”, salienta a presidente.

A criação dos cinco circuitos é financiada no âmbito do PART, submetido ao Fundo Ambiental.

O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país.

À semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

As reservas são feitas através do número de telefone gratuito 800 209 226 de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário das 9:00 às 15:00 do dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar.

O Transporte a Pedido abrange 12 concelhos, 159.000 habitantes, 68 circuitos e 1.386 paragens.

 

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo volta à Bolsa de Turismo de Lisboa

Apostada em promover turisticamente o seu território, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a marcar presença naquela que é considerada a maior Feira de Turismo em Portugal, a Bolsa...

24-01-2020

Aprovado Plano de Economia Circular para o Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a colocar o tema da Economia Circular na ordem do dia e dar passos importantes neste âmbito. No passado dia 16 de janeiro...

23-01-2020

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP