Vila de Rei

“Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” é tema de ação de formação na CIM do Médio Tejo

 MG 7372

A CIM do Médio Tejo, em Tomar, acolheu a ação de formação “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”, no passado dia 18 de fevereiro. 

Este dia de arranque contou com o formador Dinis Duarte, da Accessible Portugal, e de Carlos Nogueira, convidado com limitação-motora, que veio para partilhar as suas experiências enquanto turista.

Durante a manhã, Dinis Duarte explicou como é que a formação se vai organizar pelos três dias, tendo referido que no final os participantes deverão ser capazes de:

“Compreender o conceito de “Turismo acessível e inclusivo” o quadro normativo-legal que o suporta e a relevância estratégica do seu desenvolvimento para o setor do turismo; Entender, de forma genérica, as necessidades especiais deste segmento da procura turística; adquirir competências de atendimento transversais (relacionamento interpessoal) e práticas de serviço de apoio e Adquirir competências específicas de atendimento, tendo em conta os seus processos de trabalho”.

Por sua vez, durante a tarde, Carlos Nogueira falou da sua experiência enquanto turista, dando conta que “nem sempre o país está preparado para servir todos os cidadãos”. Contudo, Portugal começa a apresentar bons exemplos, nomeadamente, “ao nível de praias acessíveis”, entre outros exemplos mencionados.

Foi num ambiente de partilha entre formadores e formandos que decorreu a ação de formação certificada, que terá agora continuidade na sede da CIM do Médio Tejo nos próximos dias 3 e 10 de março.

A formação “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” tem como objetivos a compreensão dos conceitos e enquadramento do Turismo Inclusivo, pretende-se que os formandos desenvolvam competências técnicas relativas ao apoio e assistência pessoal a prestar a pessoas com necessidades especiais em matéria de mobilidade, orientação e comunicação.

Esta iniciativa está integrada no âmbito do Projeto AccessTUR, no qual foi assinado um protocolo entre a CIM do Médio Tejo e a Accessible Portugal, que irá vigorar pelo período de três anos, que conta com a implementação de um plano de atividades a desenvolver. Plano esse, que contempla ações de formação.

 

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP