Torres Novas

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

adpata-te

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

Previsto no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Médio Tejo (PIAAC- MT), aprovado em junho de 2019, em Conselho Intermunicipal, este projeto prevê um conjunto de ações para os níveis de ensino: 1º, 2º, 3º ciclos e secundário.

Falamos de várias iniciativas a realizar durante este ano 2020.

Em concreto: prevê-se a criação e desenvolvimento de uma aplicação/jogo educacional e interativo destinado à população infantil, em idade escolar, que passa pela utilização em dispositivos móveis de uma aplicação relacionada com a problemática das alterações climáticas.

Pretende a CIM do Médio Tejo que o desenvolvimento da aplicação/jogo possa servir como uma ferramenta didática de forma a alertar as camadas mais jovens para o problema transversal das alterações climáticas. Para o sucesso da ação, a aplicação vai conter informação sobre: o cenário atual; qual o cenário para o futuro; quais as medidas de prevenção e adaptação, não descurando os riscos associados ao problema, entre outras.

Outras ações previstas no Médio Tejo Adapta-(se) dizem respeito a iniciativas de divulgação, comunicação e sensibilização.

Neste campo, e já em elaboração, estão previstos a distribuir junto da comunidade escolar diversos materiais: (brochuras, livros, folhetos, e/ou outro tipo de material equivalente com a mesma finalidade, bem como apoio nas metodologias de divulgação), e ainda apoio nos conteúdos da aplicação/jogo.

A CIM do Médio Tejo vai garantir a distribuição gratuita dos materiais por forma a cumprir os objetivos propostos, que é de fazer chegar a mensagem e o alerta ao maior número possível de alunos.

Neste projeto, pretende-se também a realização de uma exposição temporária (rotativa) a ser realizadas em escolas, de modo a serem expostas temáticas relacionadas com as alterações climáticas, sobretudo recorrendo a exemplos onde seja visível o impacto das alterações climáticas.

De salientar que todos os produtos criados e executados no âmbito desta ação serão também disponibilizados em formato digital, num site que ficará brevemente disponível.

O Médio Tejo Adapta-(se) enquadra-se na candidatura ao aviso PO SEUR - 08-2017-20 “Ações imateriais - Produção de informação e conhecimento (cartografia) e ações de comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas”, eixo prioritário 2 “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”.

Este projeto, que compreende um investimento total de cerca de 375.150,00€ e 281.362,50€ de fundo de coesão, tem como objetivo principal a divulgação, comunicação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas.

Os treze concelhos do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, são englobados neste projeto que tem como foco a sensibilização das crianças e jovens para um problema que urge pôr na ordem do dia.

Notícias

Prev Next

6.ª reunião extraordinária da CIM do Médio Tejo descentralizada em Alcanena

Teve lugar na manhã de hoje, dia 17 de setembro, a 6.ª reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no auditório municipal dos Paços do Concelho, em...

17-09-2020

Pisa para as Escolas marca arranque do ano letivo no Médio Tejo

O arranque do ano letivo 2020/2021 traz novidades no Médio Tejo. Chama-se PISA para as Escolas e vai ser uma realidade para os alunos da nossa região.

16-09-2020

Médio Tejo: CIM e Municípios solicitam reunião à tutela sobre a Depressão Elsa

  O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, realizado no passado dia 10 de setembro, deliberou, por unanimidade, solicitar uma reunião, com caracter de urgência, ao Secretário de Estado da...

15-09-2020

Seminário sobre fenómeno da Violência Doméstica tem inscrições abertas

É um tema atual, que urge debater para se encontrar novas soluções para uma sociedade melhor e mais humanizada.

14-09-2020

Médio Tejo: Autarcas contra redução de verbas no ensino da música e da dança

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo tomou, na última reunião deste órgão, decorrida a 10 de setembro, uma posição desfavorável quanto à redução significativa do apoio prestado ao...

11-09-2020

Rede de serviços de transporte reforçada com o arranque do ano letivo

Com o arranque do período escolar, a partir do dia 14 de setembro, próxima segunda-feira, entra, novamente, em vigor no Médio Tejo a rede de serviços essenciais de transporte, adequados...

11-09-2020

Médio Tejo: Bombeiros contam com máscaras de proteção respiratória

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de máscaras de proteção respiratória para esta fase crítica de incêndios florestais, que se encontra a decorrer no nosso país e...

07-09-2020

CIM do Médio Tejo reúne com parceiros no âmbito do Hidrogénio

Em 2018 a CIM do Médio Tejo constitui-se como região pioneira nas questões do Hidrogénio. Desde aí, tem vindo a trabalhar com um conjunto de parceiros e entidades para se...

07-09-2020

Picareto e Festa da Benção do Gado na 2.ª meia final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Tem lugar no próximo domingo, dia 30 de agosto, em Torres Novas, a 2.ª meia final do concurso das 7 Maravilhas de Cultura Popular. Será emitido em direto a partir...

26-08-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP