Vice-presidente da CIM do Médio Tejo presente em fórum sobre “Interior”

EAPN imagem site

A EAPN Portugal (Núcleos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém), e a ANIMAR promoveram o Fórum: Interior, Incluir para desenvolver: que estratégias? que decorreu no dia 13 de dezembro, na sala Polivalente do IPDJ de Castelo Branco, onde Vasco Estrela, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, foi um dos oradores da ação.

Na mesma ocasião, marcou também presença Agostinho Jardim Moreira, presidente da EAPN|Portugal, António Melo Bernardo, diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Leopoldo Rodrigues, presidente de Junta de Freguesia de Castelo Branco e, por fim, José Augusto Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O vice-presidente da CIM do Médio Tejo fez parte do painel "O Poder Local na Dinamização dos territórios", onde também foram oradores Hélder Henriques, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e Teresa Godinho, da direção de serviços de desenvolvimento Regional CCDR do Alentejo.

O dia ficou ainda marcado com a abordagem a outros temas e a comunicação de um conjunto de preocupações pelos oradores, tais como:

  • Decréscimo de natalidade, do envelhecimento dos territórios e da insuficiente população ativa residente;
  •  Fragilização territorial, económica e social, e quais as consequências à população;
  •  Fatores de atratividade populacional existentes nos territórios;
  • Promoção da inclusão/integração dos novos residentes e quais as dificuldades/facilidades sentidas.
  • Soluções/modelos de promoção /estimulação /incentivo à fixação de pessoas nos territórios;
  • Estratégias e políticas públicas de incentivo à migração e à fixação, assim como na promoção da integração dos novos residentes.

A iniciativa contou com um conjunto de entidades parceiras, tais como: a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Ecogerminar, CLAIM, Autarquia do Fundão e o Instituto Português de Desporto e Juventude de Castelo Branco.

Presidente Vasco EAPN

Foto: EAPN

Notícias

Prev Next

“Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” é tema de ação de formação na CIM do Médio Tejo

Ao longo do dia de hoje, a CIM do Médio Tejo, em Tomar, acolheu a ação de formação “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”.

18-02-2020

CIM do Médio Tejo presente no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios associados vão estar representados no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso, em Fátima, nos dias 5 e 6 de março.

14-02-2020

Médio Tejo: PISA para as Escolas está em fase de arranque

Chama-se PISA para as Escolas e vai iniciar, brevemente, no Médio Tejo.

07-02-2020

Formar é preciso! CIM do Médio Tejo leva a efeito ações de formação sobre medidas de autoproteção

Formar é preciso! E é isso mesmo que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a fazer nos 13 municípios da região, no âmbito da implementação de medidas de autoproteção.

06-02-2020

Festival a Vapor, a Steampunk Circus, nos Iberian Festival Awards 2020

Informa o Município do Entroncamento, em nota de imprensa, que a edição de 2019 do Festival Vapor, a Steampunk Circus, que decorreu no último fim-de-semana de setembro no Museu Nacional...

06-02-2020

Comunidade Intermunicipal apresenta Médio Tejo Adapta -(se) às Escolas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou no dia 30 de janeiro, na sua sede em Tomar, o projeto Médio Tejo Adapta -(se) às escolas do nosso território.

03-02-2020

LINK – Uma experiência piloto no Médio Tejo

O LINK é o novo serviço do Transporte a Pedido, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e veio para ficar!

30-01-2020

Médio Tejo: Autarcas iniciam estudos sobre Aeródromo de Tancos

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no dia 28 de janeiro, proceder ao início de um procedimento para um estudo técnico, que permita fazer uma primeira avaliação...

30-01-2020

Ministra no Médio Tejo para esclarecer Descentralização

“Estamos prontos para em 2021 termos a totalidade das competências”, foi desta forma que Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, resumiu a reunião realizada ontem, na sede...

29-01-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP